Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

27 de outubro de 2012

Quem será o próximo Presidente da Câmara de Catalão?


Li mais cedo no Blog da Verdade que os vereadores eleitos pela base do PMDB estariam se reunindo hoje para tratar da escolha do próximo presidente da Câmara de Catalão, uma vez que eles fizeram a maioria (9 de 17) e para acabar de vez com os "boatos" de que existiriam alguns ali que estariam se bandeando para o lado de Jardel Sebba. É claro que esse tipo de reunião é sempre bom, principalmente para mostrar para a sociedade que o grupo não estava unido só pela eleição e que tinham sim um projeto comum para a cidade, mas a verdade é que enquanto não existir uma definição sobre quem de fato é o prefeito eleito de Catalão a Presidência da Câmara estará indefinida.

E digo isso porque o cargo de presidente está intimamente ligado ao Prefeito, de quem nenhum vereador quer ser inimigo, nem o presidente da Câmara. A única vez que o presidente da Câmara foi adversário do prefeito foi no primeiro mandato do Adib, quando Silvano foi eleito com o voto de desempate do Cesar da PC, que teria sido supostamente convencido a votar em Deusmar, mas que na hora do vamos ver votou no Silvano. Depois disso aconteceram as tradicionais mudanças de partido (na época podia) e o próximo presidente foi o Zé Tomate, na sequência Deusmar, depois Cesar da PC, seguido de Deusmar e Deusmar de novo. Portanto, se Adib for o prefeito a chance de ser alguém da base do PMDB é de 100% (provavelmente Deusmar), mas se Jardel conseguir confirmar sua vitória junto ao TSE aí muda tudo.


É claro que se o Jardel for o prefeito ele vai querer emplacar o seu candidato a presidente (provavelmente Silvano Mecânico) e tentará convencer alguns membros da base PMDBista a passar para o seu lado, mas tal situação também abre uma possibilidade (remota, mas plausível) para alguém da base PMDBista ser o presidente, desde que se apresente como um nome de consenso e que seja alguém mais flexível e não identificado historicamente com o PMDB. Nesse cenário os nomes mais prováveis seriam o de Paulo Cesar e de Gilmar Antônio, pois ambos vieram da oposição e são mais experientes que Sargento Anísio e Daniel do Floresta. Vandeval, Jurandir e Deusmar possuem a tal identificação histórica com o PMDB e, provavelmente, não se sujeitariam a apoiar Jardel, nem mesmo em troca da presidência da casa, ao menos eu acho isso.


Assim, enquanto não se definir de fato quem é o prefeito ficaremos sem poder afirmar com certeza quem será o próximo presidente da Câmara, até mesmo se será alguém da base PMDBista ou PSDBista, pois tudo depende de negociações futuras. No entanto, uma coisa é certa: se o Regimento da Câmara ao invés de prever eleição entre os pares para escolha do presidente e fosse o critério do mais votado no pleito teríamos, ao menos nos dois primeiros anos, uma condução dos trabalhos do legislativo muito mais independente e livre de amarras do que estamos acostumados a ver hoje em dia.

Compartilhe:

Um comentário:

  1. Roberto, ouvi comentários que pelo lado da posição os interessados são Silvano e Régina Félix. Do lado da oposição, que tem maioria dos edis, o nome de Gilmar é cotado para ser apreciado em votação. Acredito que o vereador Deusmar não irá pleitear a cadeira de presidente da Câmara, cedendo oportunidade para outros membros integrantes do PMDB. Essas são as minhas apostas.
    Quero aqui deixar uma sugestão de tema para publicação: sendo o Jardel Sebba diplomado prefeito, consequentemente abre se uma vaga no PSDB (ou partido aliado, caso o PSDB não lance nenhum nome e venha a apoiar algum candidato de outro partido, o que acho pouco provável) para candidato a deputado estadual. Assim sendo, quais seriam os potenciais candidatos? E, também, quais outros filiados políticos de partidos diversos que podem vir à se candidatar com chances reais de vitória. É bom abordar esse tema pois conforme Lei Orgânica Municipal (corrija-me se eu estiver errado) quem assume a vice-prefeitura, caso o vice-prefeito se licenciar do cargo para pleitear outra vaga política, é automaticamente o Presidente da Câmara de Vereadores. E escrevo isso pelo fato de o Rodrigão, nosso vice-prefeito, ser um provável candidato a deputado estadual. Abraços!

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.