A Copa das Confederações é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países. É escolhida uma única seleção para cada continente, excetuando a América, pois ela classifica duas seleções: a seleção campeã da "Copa Ouro", cujo torneio é disputado entre a América do Norte, América Central e Caribe e a "Copa América", disputada pelos países que compõem a América do Sul.
A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992, sendo chamada de Copa Rei Fahd. A terceira edição, também na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi sediado pela Coréia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo de 2002. A partir de 2005 este precedente foi repetido antes de todas as Copas do Mundo (Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005, África do Sul - Copa das Confederações 2009; e Brasil - Copa das Confederações 2013), servindo para testar a preparação do país-anfitrião de cada Copa do Mundo e proporcionar competição à sua seleção nacional, uma vez que não disputa os torneios de qualificação.
Essa é a história oficial, mas como tudo na vida é uma versão dos fatos, contada por aqueles que estão no poder. Nos quadrinhos abaixo está a verdadeira história por trás da criação da Copa das Confederações e o motivo não tem nada a ver com fair play...
Gostou? Compartilhe: