Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

1 de novembro de 2013

Os candidatos a Deputado por Catalão em 2014 (para não ficar sem nenhum)


Desde 1996 a região de Catalão tem conseguido eleger dois deputados estaduais (Eurípedes Pereira e Adib Elias; Adib e Jardel Sebba; Fernando Netto e Jardel; Jardel e Adriete Elias), sendo que em 2010 essa escrita não se repetiu, já que Adriete não conseguiu se reeleger. Aí ficamos apenas com Jardel, que fez um bom trabalho como deputado pela região sudeste, pois sendo da base aliada conseguiu trazer verbas e shows do Governo do Estado para as cidades da região, cacifando seu nome como maior liderança política regional e preparando-se para disputar a prefeitura da maior cidade, que acabou ganhando e deixando a região sem nenhum representante, já que os deputados do PMDB não abriram espaço para a suplente Adriete assumir.

Pois bem, ano que vem é novamente ano de eleição e as forças políticas de Catalão já se mobilizam para eleger representantes para a Assembleia Legislativa. Para o PMDB catalano esta eleição é crucial para retomar o rumo perdido com a derrota para Jardel, por isso não podem admitir erros, como insistir na candidatura de Adriete, por exemplo. 

Para Jardel também é de fundamental importância eleger seu sucessor, a fim de manter a hegemonia política na região, mas é preciso ter alguém de confiança e que não fosse uma cobra a lhe picar mais a frente, daí defenestrar o Rodrigão e indicar o filho Gustavo.

A próxima eleição também é fundamental para o município de Catalão voltar a contar com dois deputados (um da situação e outro da oposição) e retomar a representatividade perdida com a não reeleição de Adriete. 

O problema é que o PMDB está fragilizado com a possibilidade de Adib não ser candidato e isso abre brechas para que outras candidaturas independentes surjam e dividam o eleitorado a cidade, que é pequeno em comparação com outros colégios eleitorais. Nesse cenário algo muito pior que ter apenas um deputado é bem provável de ocorrer: Catalão ficar sem nenhum deputado estadual. 

Para provocar uma reflexão sobre esta importante questão vou iniciar aqui no blog uma  despretensiosa série de analises dos nomes que estarão pleiteando nossos votos no ano que vem e assim, quem sabe, colaborar para que nossa cidade/região não fique sem ninguém para levar nossas reivindicações para o próximo Governo.

Começarei com o jovem Gustavo Sebba, filho do prefeito Jardel e pré-candidato em maior evidência até o momento. Na sequencia escreverei sobre o vice-sindicalista Rodrigão, das opções do PMDB e das novas e independentes candidaturas que estão se desenhando, abordando cada uma da mesma forma como sempre trato do tema política aqui no blog: sem partidarismo, com coerência e bom humor.

Gostou? Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.