Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

5 de dezembro de 2013

Chove chuva

E mais uma vez uma enorme precipitação desceu sobre a cidade de Catalão. As imagens de ruas alagadas, córregos e represas transbordando, carros e pedestres ilhados e o medo de tudo ir, literalmente, por água abaixo tomou novamente os catalanos de assalto, como aconteceu em 1º de março deste ano.

O debate está lançado e surgem, é claro, aqueles que atribuem a culpa à Prefeitura, que não tomou nenhuma medida concreta para evitar repetição das enchentes desde a grande chuva de março (como se fosse algo fácil de ser feito) e aqueles que jogam a culpa de tudo na população, que sem-educação joga o lixo nas ruas e causa o entupimentos das (pouquíssimas) galerias pluviais por onde escoam as águas das chuvas. Nenhum dos dois está totalmente certo e nem totalmente errado. Em pouco mais de três horas (das 8 às 11) choveu mais de 96mm (em março foram 101mm em quatro horas), ou seja, muita água jorrando pelas precárias condições de escoamento de nossa cidade, junto com a sujeira nas ruas o resultado é o das imagens abaixo:

Ribeirão Pirapitinga, quase transbordando (imagem: Colaki)

Rua paralela ao Catalão Shopping, embaixo d'água (imagem: Colaki)
Represa do Monsenhor Souza, transbordando e quase rompendo (imagem: Igor Cesar Leão)
E os vídeos feitos pelo morador Igor Cesar são ainda mais impressionantes:



Repetindo o que escrevi em março: não existe fórmula mágica para evitar os alagamentos, mas em Catalão é preciso encarar o principal desafio: encontrar alternativas para evitar a impermeabilização do solo. É certo que há anos a cidade fez a opção pelo asfalto, mas é preciso rever isso, sem receio de pensar em retrocesso. Não dá para modificar o relevo, não dá para controlar a precipitação da chuva e a expensão urbana vai continuar ocorrendo, mas é possível aumentar as áreas verdes, melhorar a coleta de lixo e investir em conscientização ambiental, assim como inserir no Plano Diretor mais preocupação ecológica para a expansão da cidade, do contrário só nos resta torcer por uma PARCERIA com São Pedro, para a chuva cair fininha daqui pra frente.


Gostou? Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.