A imagem abaixo bombou no Facebook dos catalanos na sexta (13/12):
E foi parar no Blog da Verdade:
Post no Blog da Verdade, advertindo os agentes de trânsito para não mais cometerem infrações |
A indignação dos internautas é válida e perfeitamente compreensível, afinal todos os dias somos cobrados, vigiados e multados por essa industria de arrecadação em que se transformaram os equipamentos de fiscalização eletrônica, seja nas vias municipais, estaduais ou federais, mas apontar como irregular o estacionamento do veículo de fiscalização de trânsito só demonstra a falta de informação da maioria sobre a legislação que dizem cumprir.
Os veículos de fiscalização, assim como os de polícia, bombeiros e ambulâncias, gozam de prioridade de trânsito, livre circulação, estacionamento e parada (Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB), ou seja, possuem, legalmente, imunidade para o cometimento de infrações de trânsito quando devidamente identificados e em serviço de urgência. Pela foto não dá para ver qual seria a urgência que estaria sendo atendida pelos agentes de trânsito naquele momento, mas pelo local (em frente a Esporte Central, próximo cruzamento da Avenida José Marcelino com a Rua Nassin Agel) não é de se duvidar que precisaram estacionar rapidamente para orientar o trânsito no cruzamento abaixo (com a Avenida Nicolau Abrão e linha férrea), já que é comum o tráfego empacar nesse local.
De toda forma ainda vão ter aqueles que vão questionar a educação e o exemplo que estão dando aqueles que deveriam fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito, ao estacionarem sobre uma travessia de pedestres e, o pior, sinalizada para cadeirantes. Mas aí também o CTB os imuniza (e não só a eles), pois de acordo com o Artigo 90 "Não serão aplicadas as sanções previstas neste código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta" e, no caso específico, a sinalização está completamente errada.
Uso correto do símbolo para deficiente físico (manual de Sinalização do DENATRAN, pág. 101) |
Quem transita pela Avenida José Marcelino certamente já percebeu as guias rebaixadas para cadeirantes sinalizadas no decorrer da via. Seria uma sinalização perfeita e um ótimo exemplo de acessibilidade SE todas as travessias estivessem no local certo: junto com a faixa de pedestres. São várias as travessias de cadeirantes colocadas e sinalizadas no meio do quarteirão, algumas longe outras próximas das faixas de pedestres, mas pouquíssimas juntas, que é o correto de acordo com o Manual de Sinalização Horizontal do DENATRAN. Do jeito como estão, as travessias de cadeirantes no meio do quarteirão se tornaram desperdício de tinta e trabalho de pedreiro (além de se tornarem retorno para motociclistas imprudentes), pois quem estacionar sobre elas não está incorrendo em infração de trânsito, já que a sinalização está toda irregular, totalmente distinta do que prevê o Manual de Sinalização.
Sinalização de travessia de pedestres (Manual de Sinalização do DENATRAN, pág. 46) |
Complemento à sinalização da faixa de pedestres (Manual de Sinalização do DENATRAN, pág. 48) |
Cobrar do servidor público o cumprimento das normas legais e o exemplo é uma obrigação do cidadão, assim como conhecer a legislação e saber de seus deveres também é. O desconhecimento da legislação é até compreensível para um motorista comum, já que os Centros de Formação de Condutores preparam o sujeito para tirar CNH e não para saber dirigir e muito menos conhecer a fundo as leis de trânsito, mas é algo inadmissível para pessoas que se julgam formadoras de opinião que ao reproduzirem informações descontextualizadas e sem procurar conhecer do que está falando só reforça estereótipos negativos e prejudica trabalhadores no exercício de sua profissão, já que estes passam a ser apontados como burladores daquilo que cobram, o que não é verdade e bastaria uma rápida pesquisa na internet para saber.
Perfil dos Agentes de Trânsito de Catalão, sem nenhum publicação desde setembro de 2013 |
Lamentável também que a competente Assessoria de Comunicação da Prefeitura não tenha emitido uma Nota Pública ou enviado aos veículos de comunicação palacianos a correta informação, visando resguardar os servidores municipais atingidos, algo comum e frequente quando surgem posts nas redes sociais com críticas à atual gestão do município. Infelizmente, não se sabe se de forma proposital ou acidental, desde o início da gestão do Governo da Parceria os agentes de trânsito de Catalão abandonaram um importante canal de comunicação com a comunidade que era o perfil da categoria no Facebook, onde recebiam críticas e sugestões e, embora não fosse um canal de comunicação oficial, esclareciam a comunidade de episódios como esse. Agora os agentes têm que se sujeitar a receber advertências do "blog do povão" já que ficaram sem voz para responder às críticas já que ninguém na atual gestão está preocupado em esclarecer a população sobre a legislação de trânsito, que nesse caso significaria admitir que a gestão errou ao fazer travessias de cadeirantes separadas das faixas de pedestres e sinalizá-las no meio do canteiro central com cor azul, sabe-se lá porquê.
Gostou? Compartilhe: