Uma linha de camisetas inspirada na Copa do Mundo lançada pela marca de material esportivo Adidas está causando polêmica. Isso por causa das imagens que retratam o Brasil e da conotação sexual que pode ser vista nas ilustrações destas roupas, algo que se tem tentado combater, até por parte do governo brasileiro.
De acordo com os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, a polêmica chegou a altas esferas, a ponto de a Embratur prometer formalizar uma reclamação. Na tarde de terça-feira, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência publicou uma nota de repúdio à "confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil".
Em duas camisetas que estão sendo vendidas no site americano da marca alemã, as imagens que remetem à beleza da mulher brasileira causaram incômodo. O problema é o fato de a Copa do Mundo também atrair muitos estrangeiros para o "turismo sexual".
As camisetas da discórdia |
A camiseta de cor verde mostra a frase "Eu amo o Brasil". Mas o que seria um coração tem na verdade o formato de uma bundinha de biquíni. A camiseta amarela mostra: "lookin' to score", que pode ser traduzido como "buscando gols", mas que também pode ser uma alusão a "pegar garotas".
A reação indignada do Governo é um belo esforço para melhorar a imagem externa do Brasil, de país da lascívia para um lugar preocupado com a exploração sexual, mas as camisetas não vão muito além do que fazem as propagandas de cerveja ou outras pérolas publicitárias brasileiras que colocam a mulher como objeto do desejo:
Ou seja, O Governo pode até impedir os gringos de comprar camisetas da Adidas com conotação sexual, mas eles com certeza não vão ficar sem ver peitos e bundas durante sua estadia para a Copa do Mundo.
Mas para quem pensa que os publicitários brasileiros exageram na exploração da sensualidade feminina para vender produtos, segue abaixo a propaganda de um fertilizante vendido na Coreia:
E quem exagera é o brasileiro?!
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