Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

7 de janeiro de 2016

Retrospectiva Bão pra Sabão 2015: os posts mais lidos

2015 foi um ano tenso.

Ajuste fiscal, crise econômica (ampliada por ação da mídia), tentativas de golpe presidencial, impeachment, greve nas universidades, crise na UFG, novas universidades federais em Goiás, crise hídrica, venda/concessão da SAE e vários outros assuntos foram temas de charges, posts de opinião e humorísticos aqui no blog, com destaque, é claro, para a política local. 

Como a retrospectiva das charges já foi feita, relaciono a seguir os posts mais acessados do blog no ano passado, bastando clicar no título para ir ao texto original:




A preocupação da comunidade acadêmica, ainda sofrendo os impactos de uma greve geral na Universidade (professores, técnicos e estudantes), com a falta de recursos para o desenvolvimento das atividades normais da instituição e a possibilidade de suspensão do semestre letivo, fez deste o post mais acessado de 2015.




No dia anterior a grande manifestação contra sua gestão o prefeito concedeu uma entrevista ao blogueiro Mamede Leão. Insatisfeito com as perguntas (e principalmente com as respostas do prefeito) elaborei algumas questões e as coloquei no blog que, imagino, devem ser perguntas que a maioria da população também gostaria de fazer ao prefeito, pois foi o segundo post mais acessado de 2015.

A comparação da retirada das lixeiras MecLix com gestão do Prefeito Jardel foi o terceiro post mais acessado em 2015. O leitor do blog aparentemente concordou com a afirmação que tanto Jardel como as MecLix frustraram o cidadão catalano. No caso das lixeiras, a promessa de limpeza visual e física do lixo que era depositado nos canteiros e praças, no caso da gestão, de modernidade e eficiência. Nenhum dos dois cumpriu o que prometeu e de ambos só restaram os buracos (das lixeiras, na calçada, da gestão, nos cofres municipais).




A reprodução de matéria do blog Goiás 24 Horas, o mais marconista da internet (e, teoricamente, aliado dos prefeitos do PSDB), cujo editor é o jornalista Cristiano Silva, autor do livro da Operação Ouro Negro, enaltecendo o trabalho do deputado Adib Elias foi o quarto post mais acessado do blog em 2015, o que confirma a concordância dos leitores com a insinuação do título: que tal reconhecimento causou ciúmes em alguns tucanos locais.



O desabafo indignado de um professor de Goiandira, convidado a participar com seus alunos do desfile cívico em homenagem aos 154 nos de Catalão, que se disse ofendido por uma das coordenadoras da solenidade foi o quinto post mais acessado. E o destaque não é o desabafo em si, mas sim a tentativa de pedir desculpas da coordenadora: oferecendo um "mimo" ao ofendido, que, é claro, não aceitou.



Os twittes do prefeito foram fonte de vários posts do blog em 2015, alguns ficando entre os mais acessados do ano, pois são mensagens diretas do mandatário para a população e recebem a devida interpretação aqui (afinal quem não se lembra dos twittes anunciando poda de árvores e plantação de grama como grande obras?). Entre esses, o mais acessado foi a reprodução humorística da reunião ocorrida entre o prefeito e os vereadores da base aliada para apresentar os argumentos para a venda/concessão da SAE, que foi bem recebido pelos leitores do blog, ficando com o sexto lugar entre os posts mais acessados.




O desabafo da professora doutora Magda Valéria da Silva, do Curso de Geografia da UFG Catalão, publicado em seu perfil no Facebook, repudiando o comportamento da primeira dama, Ana Sebba, e da servidora comissionada, Maria Amélia Affiune, de proibirem alguns idosos de participarem do baile da terceira idade realizado no salão do CRAC, supostamente por razões político-partidárias, foi o sétimo post mais acessado de 2015 e primeiro lugar em compartilhamento (770 vezes), de acordo com a ferramenta disponível na página.



O irônico post apresentando sete motivos pelos quais o prefeito deveria ser isento de qualquer culpa pela falta de água em Catalão ficou em oitavo lugar entre todos os posts publicados em 2015.




No auge do debate de qual político seria o pai da Universidade Federal de Catalão (UFCat - transformação do câmpus da UFG Catalão em universidade federal autônoma) a reprodução do artigo do ex-reitor da UFG, Edward Madureira, ficou no nono lugar ente os posts mais acessados do blog em 2015.




A surreal visita de Marconi à Catalão, devido ao Agenda Goiás, ocasião em que relembrou todos os benefícios que os catalanos têm em ter um prefeito parceiro do governador, foi o décimo post mais acessado do ano passado.



O compromisso da gestão Jardel com a duração de suas obras e programas foi o décimo primeiro post mais acessado de 2015.



O jornal Dito e Feito publicou matéria destacando quem pesquisa encomendada pelo próprio PMDB local apontava empate técnico nas intenções de voto entre Adib Elias e Jardel Sebba, o que seria um ótimo indicativo para os tucanos que, há um ano da eleição e com o comando da máquina, teriam tempo e dinheiro para ganhar a eleição. Infelizmente, para eles, a suposta pesquisa nunca existiu e o desmentimento da matéria ficou no décimo segundo lugar.




O post humorístico relatando a visita do prefeito Jardel a uma vidente para saber o futuro de sua gestão ficou com o décimo terceiro lugar de 2015. 



Reprodução de outra matéria do Goiás 24 Horas destacando Adib Elias ficou no décimo quarto lugar entre os posts mais acessados do blog.


Em décimo quinto lugar ficaram empatados dois posts. Em comum eles tratam de dois fiascos ocorridos nas comemorações do aniversário de 154 anos de Catalão: o primeiro é a ausência da população na inauguração do asfaltos nos bairros Marconi e Jardim Paraíso, algo que se repetiu nas demais solenidades (até no desfile cívico). O segundo trata da fracassada tentativa da Prefeitura em fazer uma justa homenagem ao ex-atleta do CRAC, Lázaro Domingues, ao inaugurar uma obra com o nome do homenageado errado na placa (Domingos ao invés de Domingues), uma gafe que só passou despercebida pela prefeitura (em tempo: a placa com o nome errado continua lá, provando o descaso dessa gestão).


Estes foram os posts mais acessados do blog no ano de 2015, descontados os que tinham apenas charges. Outros mais serão publicados este ano e conto com a colaboração do leitor para sugestão de matérias, podendo entrar em contato através do Facebook e do WhatsApp (64 9945-4498).

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.