Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

3 de outubro de 2016

A nova composição da Câmara de Vereadores: onde errei e onde acertei em meus palpites


Depois de muita especulação eis os resultados das urnas:

1- Deusmar (1683 votos) - reeleito
2- Rodrigao (1630 votos)
3- Gilmar (1629 votos) - reeleito
4- Caçula (1618 votos)
5- Vanderval (1366 votos) - reeleito
6- Prof Souza (1327 votos)
7- Silvinha (1253 votos)
8- Rosangela Diabéticos (1056 votos)
9- Pedrinho (1000 votos) - reeleito
10- Prof Marcelo (985 votos)
11- Paulinho (984 votos) - reeleito
12- Leonardo Bueno (970 votos) - reeleito
13- Paulo Arruda (935 votos)
14- Jair Humberto (683 votos)
15- Marcão da Coruja (636 votos)
16- Luís Pamonheiro (568 votos)
17- Cleuber Vaz (548 votos)

A composição da Câmara apresentou uma renovação inédita de 70% (o mesmo percentual de reeleição até então), sinal de que a população não aprovava o trabalho dos atuais edis, em especial os da base de sustentação do prefeito, em que 8 de 10 perderam seus mandatos. Nunca antes na história de Catalão isso ocorreu, nem mesmo na eleição de 1996 (a da legislatura mais desgastada até então), a taxa de renovação foi desse tamanho, um resultado direto da rejeição do prefeito que "colou" nos vereadores da base.

Dos nomes em que eu apostava de cara eu errei na votação de Cláudio Lima (1303 votos), pois imaginei que seria muito maior, mas o fato de estar com a candidatura indeferida e o fogo amigo da coligação devem tê-lo atrapalhado muito. Mas acertei em Caçula, Souza Filho, Silvinha (embora eu acreditasse que ela ficasse atrás de Jair Humberto), Marcelo Mendonça, Paulo Arruda, Jair Humberto e Cleuber Vaz. Me surpreendi com a eleição do Marcão da Coruja (embora bem cotado, apostava na Cris Hot Hot) e do Luis Pamonheiro (acreditava mais no Éder Cássio), mas são pessoas que trabalharam muito e sem alarde, não sendo surpresa para quem os acompanhou mais de perto.

A coligação PMDB, SD, PTB e PEN fez 5 vagas; PROS, PT, PC do B, PV e PDT também 2 vagas; DEM, PRP e PRTB, 2 vagas; PSDC, PTC, PSC e PPL, 1 vaga; PSDB, PSB, PTN e REDE, 3 vagas; PSD, PP, PR e  PMB, outras 3 vagas; e PRB, PSL e PHS, a última vaga. A coligação de Adib Elias fez 10 vereadores e a de Jardel 7 vagas. PSOL não fez nenhuma, algo esperado também.

O resultado dessa eleição mostrou que a população aprovou o perfil dos vereadores combativos, aqueles que legislam e fiscalizam, e não dos assistencialistas, já que a maioria desses não foi reeleita e os que lutaram contra o prefeito (Daniel do Floresta, Sargento Anísio e Jurandir), mesmo não sendo reeleitos, tiveram votação bem maior do que os da base que também não conseguiram renovar o mandato.

Tomara que continue assim e que a população cobre ainda mais dessa nova Câmara, pois a missão de representar o povo com coragem e qualidade deve continuar.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.