Retrospectiva dos fatos mais marcantes ocorridos em nossa cidade (na humilde opinião deste blogueiro) no ano que vai findando.
Janeiro
- Um acidente ocorrido no dia 10 de janeiro deixa a população de Catalão perplexa e horrorizada. A violência do impacto foi tanta que arrastou cerca de dez veículos e culminou em vários feridos e na trágica morte da jovem Lara Paschoal, que voltava do trabalho em seu horário de almoço.
- Asfalto ruim e chuva em excesso fazem das ruas de Catalão uma verdadeira pista de Rally, para revolta da população e alegria dos piadistas, que até escolheram mascote para a Prefeitura.
- Início do Goianão, mas a preocupação não é se o CRAC conseguiu ou não montar um bom time, é saber se foi mesmo o Jardel que distribuiu as camisetas no jogo com o Vila Nova.
Fevereiro
- Greve dos professores da rede estadual de ensino se arrasta, sem perspectiva de conversa com o Governo. Duraria 50 e acabaria de forma melancólica sem um acordo assinado, só promessas.
- A lei da Ficha Limpa é aprovada e valerá para as eleições de 2012. Em Catalão a repercussão é enorme e de uma hora para outra surgem especialistas em Direito Eleitoral em cada esquina da cidade. O assunto dominaria a eleição, de uma forma que ninguém imaginaria...
- Propaganda da Prefeitura dizia que 100% da arrecadação era investida em asfalto... revolta total da população que continuava sofrendo com os buracos.
Março
- Demóstenes Torres é desmascarado. O paladino da ética na realidade era lobista do bicheiro Carlinhos Cachoeira, mais tarde seria cassado, único a ser punido pelas relações com o Cachoeira até hoje.
- A Delta é exposta como braço empreiteiro do esquema do Cachoeira. Cláudio Abreu (um catalano) é um dos homens fortes da empresa. Os contratos da Delta são suspensos em todo o estado de Goiás, exceto em Catalão, onde aparentemente não existia nenhuma irregularidade. O contrato seria suspenso posteriormente, com consequências ruins para o município.
- Começa a novela "Avenida Brasil". Todo mundo falaria dessa novela até o final do ano e em Catalão não foi diferente, principalmente no Facebook.
Abril
- Camponeses protestam na avenida 20 de agosto, em frente ao banco Itaú, em solidariedade ao casal João e Elvira, que tiveram sua terra leiloada por dívidas com o banco. O protesto acabaria em confronto com a polícia e a questão se arrastaria por quase um mês (com mais manifestações, acampamentos e greve de fome) até a revisão do processo pelo Judiciário e consequente anulação do leilão.
- Crime passional choca a cidade, tamanha a frieza do assassino.
- O CRAC termina o Campeonato Goiano em quarto lugar, conquista vaga para disputar a série D do Brasileiro, mas sofre uma vexaminosa goleada de 8 a 0 do Atlético Goianiense em sua última partida.
Maio
- Greve nas Universidades Federais. Em Catalão a UFG paralisa suas atividades e cerca de 3500 estudantes ficam sem aulas. A greve duraria quase 100 dias e terminaria sem um acordo digno com o Governo Federal.
- Incerteza da participação do CRAC na série D revolta os torcedores.
- Polícia Militar entra no Campus Catalão para reprimir protesto de estudantes. Primeira vez em quase 30 anos de existência da UFG em Catalão que tal fato acontece.
Junho
- CPI do Cachoeira. Expectativa de implicação do governador Marconi Perillo, mas nada acontece.
- Começa o período eleitoral com as convenções e alianças: Adib, Jardel, Giovani e Álvaro da Aducat se dizem candidatos.
Julho
- Coleta de lixo é interrompida e o lixo se acumula durante uma semana. População se revolta.
- Início da campanha eleitoral e a maior de todas as surpresas: Jardel tem indeferido o seu pedido de registro de candidatura justamente por problemas com a Ficha Limpa. Adib passa e Álvaro não consegue o apoio do diretório estadual do PT e sai da disputa. Giovani segue solitário. Será a eleição mais judicializada da história de Catalão.
- Mãe e filha são assassinadas no bairro Castelo Branco em crime passional.
- Blog do Mamede (o mais acessado da cidade) é retirado do ar pelo Juiz Eleitoral.
Agosto
- Campanha eleitoral prossegue, polarizada entre Adib e Jardel. Enormes gastos de um lado e aparente tranquilidade do outro.
- Surge o Blog da Maldade. Apócrifo, agressivo e politicamente incorreto vira sensação na cidade, com cerca de 150 mil acessos em menos de um mês de existência. Seria sabotado e retirado do ar posteriormente.
- Duplo homicídio na Vila União. Mãe e padrasto vítimas do filho que desferiu golpes de faca.
Setembro
- A falta de agressividade na campanha de Adib cobra seu preço: Jardel passa a frente na pesquisa Serpes e o que era improvável iria se confirmar no dia 07 de outubro.
- Blog da Verdade se torna o mais acessado de Catalão.
- O CRAC conquista a vaga para a série C do Brasileiro e vai disputar a final com o Sampaio Correia.
Outubro
- Resultado histórico: vitória de Jardel Sebba em cima de seu principal rival político, acabando com 12 anos de hegemonia do PMDB na cidade. Somente em novembro os catalanos conheceriam o resultado oficial.
- Homicídio duplo choca a cidade. Já somam mais de 22 mortes no ano. O bairro Castelo Branco é o local onde acontece a maioria desse tipo de ocorrência.
- Inicio das operações do melhor blog de Catalão (o mais humilde também).
- O CRAC perde a decisão contra o Sampaio Correia e fica com o vice da série D.
- Homem tem 82% do corpo queimado no bairro Castelo Branco.
Novembro
- Velomar começa a demitir servidores comissionados e a cortar gastos na Prefeitura, população reclama.
- Duplo homícidio, agora no bairro Santo Antônio.
- Incerteza em quem será o prefeito de Catalão prejudica o CRAC, que depende do patrocínio da Prefeitura.
Dezembro
- Assaltantes explodem caixa eletrônico do banco Itaú, no terminal da Copebrás. Primeira ocorrência desse tipo na cidade.
- Jardel Sebba é diplomado prefeito eleito de Catalão.
- Roberto Tiú renuncia a presidência do CRAC e uma nova diretoria, identificada com o grupo político do PSDB, vai assumir o clube.
Olhar para o passado nos permite relembrar fatos e entender como chegamos no momento presente. O fato mais marcante deste ano sem dúvida foi vitória de Jardel sobre Adib, algo inimaginável até pouco tempo atrás, mas analisando os fatos não chega a ser surpreendente, pois o desgaste da Prefeitura este ano foi mais intenso que nos anos anteriores (buracos, coleta de lixo, IPTU, CRAC) o que repercutiu nas urnas.
Outro aspecto que merece destaque é a violência. 2012 entra para a história recente de Catalão como um dos mais violentos: cerca de 26 mortes, além de inúmeras ocorrências de tentativas de homício,
assaltos a mão armada, furtos, roubos e tráfico de drogas. Merece um post exclusivo com a análise dessa questão.
2012 também foi a ano da Nina, da Carminha e do Tufão. O ano do kuduro e do iô iô iô. Do Mensalão e da Operação Ouro Negro. O ano do Cachoeira e da Andressa e também de todos nós, protagonistas de nossa história. Foi um ano de luta e de renovação, de projetos realizados e adiados, de vitórias, derrotas e superações. E que venha 2013, com novos desafio, planos, alegrias e tristezas, é a beleza da vida se renovando!