A transição de governo é algo recente na história da administração pública brasileira, normatizado em Lei somente em 2002, justamente quando houve a transição de governo entre FHC e Lula. Até então o usual era não existir esse momento de transição e o governo que entrava pegava "no escuro" a máquina pública, advindo daí enormes prejuízos para a gestão que se iniciava (quem não se lembra de como Adib recebeu a Prefeitura da gestão de Maria Ângela?). Hoje esse expediente não pode ser mais admitido, pois os prejuízos da ausência de informação são muito sentidos pela população, que fica sem os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura e só serve de justificativa para o grupo que estiver entrando ao demorar para mostrar sua cara "Ora, primeiro é preciso conhecer a máquina para só depois dar a ela a cara do governo, paciência! A culpa é de quem saiu e não apagou a luz".
Ou seja, transição de governo regulamentada e normatizada é algo novo e será a primeira vez em 12 anos que Catalão vai vivenciar a mudança do grupo político a frente da gestão municipal, portanto o problema não é a má vontade em fazer a transição, é simplesmente não saber como fazer, o PMDB não estava preparado para perder a eleição, por isso tanta demora para iniciar logo o processo, mas essa novela também, aparentemente, está próxima do fim.
A diplomação dos eleitos em Catalão está marcada para o dia 17 de dezembro, próxima segunda-feira. Segundo declarações do prefeito Velomar à imprensa catalana é só esse expediente que falta para dar início ao processo de transição de governo. Sua justificativa para não ter começado ainda era que enquanto não se tivesse certeza jurídica de quem seria o prefeito eleito não haveria como pensar em transição, afinal corria-se o risco de iniciar um trabalho e este ter que parar no meio por conta de uma mudança no resultado da eleição.
É uma justificativa coerente, até certo ponto, mas de toda forma os prejuízos com a demora serão enormes, pois transição de governo não é apenas passar as chaves da Prefeitura para quem está entrando, é um trabalho complexo que envolve levantamento de dados financeiros, de pessoal, convênios, obras e projetos em andamento, repasse de recursos, arrecadação, entre tantos outros. Ou seja, mesmo que o processo de transição se inicie no dia seguinte à diplomação é bem provável que não dê tempo de ser feito com eficiência.
O processo está completamente atrasado e é bem provável que nem aconteça, mas seria uma ótima oportunidade para Velomar melhorar sua imagem e terminar o mandato como um gestor transparente e republicano, que respeitou o resultado das urnas e foi diferente de todos os prefeitos que o antecederam, ao passar o governo para o adversário político de forma responsável, transparente e sem causar prejuízos para a população, da mesma forma que FHC fez ao passar o governo para Lula, há mais de dez anos atrás.
Compartilhe:
Roberto, dentre todos os blogs catalanos, principalmente entre os que tem como formato comentar sobre fatos acerca da cidade, o seu é o mais sensato, com uma linguagem não cansativa, diferente de outros que cometem erros grosseiros de gramáticas, não conhecendo nem respeitando o próprio vernáculo - se é que eles sabem o significado.
ResponderExcluirPara 2013, um dos meus projetos é a de escrever e assinar um blog, ainda não tenho o formato definido, se será sobre política e a cidade ou, então, sobre fatos diversos, várias variáveis.
De 2008 a 2009 (nesse ano já escrevendo raramente), eu mantive um blog humorístico - http://omalicioso.blogspot.com.br/ - que atingiu mais de 63 mil visitas. À época, era uma ponte para que meus amigos, com pouca disposição de tempo para garimpar fatos e vídeos na net, pudessem ter acesso através dos meus compartilhamentos, de tudo o que bombava. Gosto muito de escrever e dessa ferramente interativa que é o blog.
Abraços!
Jardel, obrigado por acessar o blog, seus comentários são sempre proveitosos e sensatos. Gosto de escrever e frequentemente envio artigos de opinião para jornais, sites e blogs e há muito tenho vontade de escreve um blog, mas a falta de tempo sempre atrapalhou, agora que consegui organizar-me melhor para tentar abastece-lo de material novo e autoria própria. A ideia é justamente socializar reflexões sobre as coisas que acontecem na nossa cidade, de modo que atinja mais pessoas que tenham as mesmas preocupações e que queiram compartilhar ideias para uma sociedade melhor, sem perder um momento para o bom humor, é claro. Quando começar o seu blog me avise, vou ter enorme prazer em acompanhar e contribuir comentando. Abraços!
ResponderExcluirO Velomar abandonou a cidade. Não tem mais coleta de lixo, o mato tá tomando conta dos canteiros, as ruas estão esburacadas e imundas. não tem luzes de natal, a conta de água está um roubo... será que se o Adib ganha estava assim tb?
ResponderExcluir