A Malhação de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia.
Simboliza a morte de Judas Iscariotes (o maior traidor de todos os tempos) e consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.
Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.
Desde a semana passada, com as constantes faltas combinadas de alguns vereadores às sessões da Câmara Municipal e após a mudança de posicionamento de membros da oposição, que resolveram cuspir no prato que comeram (e que os elegeram), parte da sociedade catalana resolveu se manifestar realizando a Malhação do Judas por diversos pontos de Catalão, totalmente fora de época é verdade, mas tem tudo a ver com o atual momento pelo qual passa o nosso legislativo municipal...
Gostou? Compartilhe:
Gostou? Compartilhe: