Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças.
A denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia , quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. Alguns anos depois, Black Friday era o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior lucro e desde então é a data mais agitada do varejo no país. A popularidade do evento é grande, muitos consumidores consideram os descontos oferecidos mais atrativos do que os natalinos.
No Brasil, a Black Friday começou em meados de 2010, restrita inicialmente ao comércio eletrônico e posteriormente espalhando-se pelas grandes redes de varejo, mas ao contrário do original estadunidense os descontos não são tão atraentes e a data é mais usada como armadilha para os extremamente consumistas.
A nossa Black Friday acontece de verdade em janeiro, nas tradicionais queimas de estoque das grandes lojas, mas sem nome em inglês para dar o impacto midiático os pequenos descontos da sexta-feira negra recebem mais destaque.
Gostou? Compartilhe: