Comédia stand-up (do inglês stand-up comedy) é um termo que designa um espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo "stand-up"), sem acessórios, cenários, caracterização ou personagens. O estilo é também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.
O humorista stand-up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia a dia e do cotidiano. Ainda, as habilidades necessárias para ser um stand-up comedian são diversas. É frequentemente necessário que se assuma de forma solitária os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor, e técnico simultaneamente.
Na verdade não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o que permite uma constante evolução. O mesmo pode se dizer da duração, desde uma breve apresentação de um minuto, como as de Oscar Filho, ao recorde mundial de Bruno Motta, que entrou para o Guinness Book como o comediante que fez o "maior show de humor do mundo". Ficou 38 horas e 12 minutos falando para um público de 5 mil pessoas que se revezavam num teatro em Belo Horizonte.
Um tempo longo mesmo, para um público igualmente grande, mas nada que se compare com a atual comédia stand-up catalana, que já dura dois anos e dez meses apresentada diariamente para um público de quase cem mil pessoas:
Esse vai bater todos os recordes!!!
Compartilhe: