Para quem vive em Marte (ou na Catalão que só existe na mente do Jardel) e ainda não sabe "Os Dez Mandamentos", da TV Record, é a novela do momento, tirando a audiência (e o sono) da ex-poderosa Rede Globo no horário nobre da televisão.
É uma versão romanceada e ficcional do livro bíblico do Exodus, que conta a ascensão de Moisés como líder do povo Hebreu, sua amizade/rivalidade com o faraó Ramsés e as negociações entre ambos para a libertação desse povo da escravidão.
O ponto culminante da história está se desenrolando exatamente nos capítulos dessas últimas semanas, quando Ramsés se nega a atender aos apelos de Moisés e este, para pressioná-lo, libera sobre o Egito dez pragas bíblicas, sendo uma por semana, mas mesmo assim o faraó não se rende (para quem não conhece a última praga é a morte dos primogênitos, que mata o filho de Ramsés e este finalmente se rende).
Como é uma novela, não uma reprodução literal do texto bíblico, gostaria de sugerir aos autores um final diferente, garantindo, é claro a libertação dos Hebreus, mas salvando ao menos os primogênitos da morte, pois é um desfecho muito triste. Por isso reproduzo abaixo um hipotético diálogo entre os personagens, acrescentando a ameaça de uma nova praga cuja simples menção fará Ramsés libertar os Hebreus. Confira:
E aí? O que acharam dessa praga bíblica?
Compartilhe: