Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

Mostrando postagens com marcador Tragédia em Petropólis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tragédia em Petropólis. Mostrar todas as postagens

19 de março de 2013

Tragédia inesperada?


Deslizamentos, mortos, feridos e desabrigados. O trauma da população de Petrópolis veio à tona na madrugada de ontem. Dezesseis pessoas morreram, 18 ainda estão desaparecidas e mais de 900 ficaram desalojadas em decorrência das chuvas que atingiram o estado no fim de semana.

Dois anos depois da tragédia que devastou a Região Serrana, matando 918 pessoas, cinco mil moradores ainda vivem em áreas de risco somente em Petrópolis, município mais atingido pelo temporalde ontem, com 21 pontos de deslizamento.

O mais grave não é nem a destruição ou a perda de vidas, mas sim o descaso das autoridades, já que todos os anos a cidade é castigada pelas chuvas e nenhum providência foi tomada desde a última grande enchente.

Assim como no glorioso estado de Goiás, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se preocupa mais com propaganda do que com ações efetivas. Anunciou ontem a liberação imediata de R$ 3 milhões para ajudar o município e justificou que vítimas da tragédia de 2011 ainda estão sem casa porque o estado enfrenta dificuldade em conseguir terrenos disponíveis para construção de moradias (dificuldade não encontrada na aquisição de terrenos para estádios ou prédios públicos). E assim como o Rio sofre com enchentes todos os anos Goiás sofre com surtos de dengue e rodovias esburadadas, mas a propaganda oficial diz que o coração do Brasil é aqui e que o show do Paul McCartney vai consolidar nossa "imagem" de estado progressista e moderno...