Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

23 de outubro de 2012

O trânsito nosso de cada dia...

E o trânsito de Catalão, hein?!

É um tema que foi pouco falado durante o período eleitoral. Muito se falou sobre transporte coletivo, mas sobre trânsito mesmo, tráfego de veículos, de pessoas, estacionamentos, número de veículos, melhora das vias de trânsito... quase nada.

E porque será? Acho que é unanimidade que um dos grandes desafios de nossa cidade é racionalizar o tráfego de veículos, principalmente no Centro da cidade. E transitar pelo Centro é um grande problema porque tudo está lá: as grandes lojas, a rede bancária, clínicas, laboratórios, órgãos públicos, o SAMU... e aí não dá para colocar a culpa exclusivamente na SMTC por não dar conta de organizar o trânsito, como é que transitam trinta mil veículos por dia em vias feitas para comportar no máximo dez mil e acomodar tudo isso com intenso tráfego de pedestres? 

Um das propostas que sempre ouvimos é que a solução passa pela contratação de um engenheiro de trânsito. É claro que o trabalho desse profissional é de extrema importância, mas se não houver um compromisso do próximo prefeito em propor a modificação do Plano Diretor do Munícipio e descentralizar serviços públicos, o trabalho do engenheiro de trânsito será apenas mais um paliativo, pois os problemas só mudariam de direção, mas continuariam os mesmos.

E nem é preciso fazer uma engenharia gigantesca para o trânsito fluir. Medidas pequenas como a diminuição de cruzamentos e a proibição de retornos em certos pontos já contribuiria enormemente para o tráfego de veículos. Outra coisa é estacionamento rotativo (zona azul), que os comerciantes parecem ser contra, mas se descentralizar serviços públicos a pressão por vagas no Centro diminuiria, e o estacionamento rotativo em áreas comerciais funciona em todo lugar, porque não funcionaria em Catalão? Além disso é preciso melhorar o transporte coletivo, e não falo só da qualidade dos ônibus, mas principalmente garantir o horário e o tempo gasto em trânsito pelo usuário. Se não é possível confiar no horário em que o ônibus vai passar e no tempo que será "perdido" ao optar pelo coletivo como fazer com que o cidadão deixe seu veículo na garagem e opte pelo ônibus? E aí sabemos que o meio de transporte preferido por quem quer agilidade e rapidez para chegar ao trabalho é uma moto, que está envolvida em 8 de cada 10 acidentes, ou seja, aumenta mais um problema para o trânsito.

Uma coisa é certa, o assunto é complexo e ninguém tem a solução definitiva para o trânsito de Catalão, mas não existe controvérsia que algo precise ser feito com urgência para diminuir os problemas, sob o risco de nos tornarmos uma cidade do interior com trânsito de capital, com engarrafamento, poluição, estresse e todo tipo de mal provocado pelo grande número de veículos em nossas apertadas vias.


Compartilhe:

2 comentários:

  1. Robertinho, primeiramente, quero lhe parabenizá-lo pelo blog. Continue a escrevê-lo dessa forma, com textos curtos e de fácil interpretação, o que facilita o interesse e a interação para com o leitor. Aliás, assim deve ser o conceito de um blog: interativo. Como você mesmo afirmou na primeira publicação, espero que mantenha a parcialidade nas postagens, já que tem sido uma constante em nossa cidade o nascimento de blogs cujo objetivo é defender partidos políticos. Admiro você pelo fato de que mesmo sendo um correligionário do governo Lula, filiado ao PT, não deixa de fazer críticas ao partido. Isso é ser democrático. É saber respeitar as preferências de outrem. E, acima de tudo, mais do que defender os interesses próprios e político-partidário, você os cobra, como cidadão brasileiro integrante da coletividade, um governo ético e transparente para toda sociedade. Agora, quanto ao post sobre o trânsito no centro de nossa cidade, concordo que é preciso que o futuro prefeito aborde medidas menos paliativas, diferente das que tem sido adotadas na gestão pública do PMDB, e que sejam mais eficazes e duradouras. A zona azul, caso seja implantada, contribuirá, e muito, para desafogar o fluxo de veículos concentrados ali na Avenida 20 de Agosto e ruas adjacentes, pois é fato que muito dos carros e motos ali estacionados pertencem aos comerciantes e funcionários dos estabelecimentos comerciais localizados naquela região, e ficam ali das 8h às 18h horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 13h, geralmente. A instalação de estacionamentos privados seriam outra boa ideia para contribuir com a diminuição desse problema que tanto nos afeta e nos causa bastante estresse por não conseguirmos uma vaga para estacionarmos nossos veículos (eu, particularmente, nas últimas idas ao centro da cidade preferi por ir a pé, até pelo fato de morar a apenas 5 quadras de distância). Dias atrás, em conversa com o meu irmão, o mesmo me disse uma coisa interessante sobre a Avenida principal do nosso centro da cidade, que o mesmo devia ter sido planejado para ser na rua do córrego Pirapitinga. Concordei plenamente, pois apesar de ser a parte mais baixa de nossa Catalão, tem ruas largas. Mas isso envolve o Plano Diretor e toda uma história de 153 anos de emancipação política. Não seria interessante, também, usar a parte que cobre o córrego para estacionamento de veículos? O que você pensa a respeito, Robertinho? Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardel, obrigado por sua participação. O objetivo é esse mesmo, juntar pessoas que pensam e se preocupam com a cidade. O trânsito é uma grande fornte de transtorno e estresse para a garnde maioria que tem que dirigir por Catalão, principalmente no Centro, mas o que impera mesmo é a falta de educação dos condutores, uns com os outros e todos com as normas de circulação e conduta e piora demais quando chove, paraece que todo mundo esquece como dirigir...
      Concordo com tudo o que você falou sobre estacionamento, mas continuo com a defesa que precisamos é ter um transporte coletivo de qualidade, que faça com que as pessoas deixem seus veículos na garagem de casa. Temos que pensar a cidade mais para o pedestre do que para o veículo e é isso que sempre nos impacta: pensar soluções para os veículos apenas. Quanto a usar a cobertura do córrego para estacionamento é uma ideia interessante, mas é preciso lembrar que a cobertura não pode ser total, pois causa um enorme prejuízo ambiental traduzido no aumento de ratos e baratas, mas pode vir a ser uma alternativa.
      Continue acessando e dando sua opinião, inclusive se tiver sugestões de temas pode falar por aqui mesmo ou pelo Facebook. Um forte abraço!

      Excluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.