E o trânsito de Catalão, hein?!
É um tema que foi pouco falado durante o período eleitoral. Muito se falou sobre transporte coletivo, mas sobre trânsito mesmo, tráfego de veículos, de pessoas, estacionamentos, número de veículos, melhora das vias de trânsito... quase nada.
E porque será? Acho que é unanimidade que um dos grandes desafios de nossa cidade é racionalizar o tráfego de veículos, principalmente no Centro da cidade. E transitar pelo Centro é um grande problema porque tudo está lá: as grandes lojas, a rede bancária, clínicas, laboratórios, órgãos públicos, o SAMU... e aí não dá para colocar a culpa exclusivamente na SMTC por não dar conta de organizar o trânsito, como é que transitam trinta mil veículos por dia em vias feitas para comportar no máximo dez mil e acomodar tudo isso com intenso tráfego de pedestres?
Um das propostas que sempre ouvimos é que a solução passa pela contratação de um engenheiro de trânsito. É claro que o trabalho desse profissional é de extrema importância, mas se não houver um compromisso do próximo prefeito em propor a modificação do Plano Diretor do Munícipio e descentralizar serviços públicos, o trabalho do engenheiro de trânsito será apenas mais um paliativo, pois os problemas só mudariam de direção, mas continuariam os mesmos.
E nem é preciso fazer uma engenharia gigantesca para o trânsito fluir. Medidas pequenas como a diminuição de cruzamentos e a proibição de retornos em certos pontos já contribuiria enormemente para o tráfego de veículos. Outra coisa é estacionamento rotativo (zona azul), que os comerciantes parecem ser contra, mas se descentralizar serviços públicos a pressão por vagas no Centro diminuiria, e o estacionamento rotativo em áreas comerciais funciona em todo lugar, porque não funcionaria em Catalão? Além disso é preciso melhorar o transporte coletivo, e não falo só da qualidade dos ônibus, mas principalmente garantir o horário e o tempo gasto em trânsito pelo usuário. Se não é possível confiar no horário em que o ônibus vai passar e no tempo que será "perdido" ao optar pelo coletivo como fazer com que o cidadão deixe seu veículo na garagem e opte pelo ônibus? E aí sabemos que o meio de transporte preferido por quem quer agilidade e rapidez para chegar ao trabalho é uma moto, que está envolvida em 8 de cada 10 acidentes, ou seja, aumenta mais um problema para o trânsito.
Uma coisa é certa, o assunto é complexo e ninguém tem a solução definitiva para o trânsito de Catalão, mas não existe controvérsia que algo precise ser feito com urgência para diminuir os problemas, sob o risco de nos tornarmos uma cidade do interior com trânsito de capital, com engarrafamento, poluição, estresse e todo tipo de mal provocado pelo grande número de veículos em nossas apertadas vias.
Compartilhe:
Robertinho, primeiramente, quero lhe parabenizá-lo pelo blog. Continue a escrevê-lo dessa forma, com textos curtos e de fácil interpretação, o que facilita o interesse e a interação para com o leitor. Aliás, assim deve ser o conceito de um blog: interativo. Como você mesmo afirmou na primeira publicação, espero que mantenha a parcialidade nas postagens, já que tem sido uma constante em nossa cidade o nascimento de blogs cujo objetivo é defender partidos políticos. Admiro você pelo fato de que mesmo sendo um correligionário do governo Lula, filiado ao PT, não deixa de fazer críticas ao partido. Isso é ser democrático. É saber respeitar as preferências de outrem. E, acima de tudo, mais do que defender os interesses próprios e político-partidário, você os cobra, como cidadão brasileiro integrante da coletividade, um governo ético e transparente para toda sociedade. Agora, quanto ao post sobre o trânsito no centro de nossa cidade, concordo que é preciso que o futuro prefeito aborde medidas menos paliativas, diferente das que tem sido adotadas na gestão pública do PMDB, e que sejam mais eficazes e duradouras. A zona azul, caso seja implantada, contribuirá, e muito, para desafogar o fluxo de veículos concentrados ali na Avenida 20 de Agosto e ruas adjacentes, pois é fato que muito dos carros e motos ali estacionados pertencem aos comerciantes e funcionários dos estabelecimentos comerciais localizados naquela região, e ficam ali das 8h às 18h horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 13h, geralmente. A instalação de estacionamentos privados seriam outra boa ideia para contribuir com a diminuição desse problema que tanto nos afeta e nos causa bastante estresse por não conseguirmos uma vaga para estacionarmos nossos veículos (eu, particularmente, nas últimas idas ao centro da cidade preferi por ir a pé, até pelo fato de morar a apenas 5 quadras de distância). Dias atrás, em conversa com o meu irmão, o mesmo me disse uma coisa interessante sobre a Avenida principal do nosso centro da cidade, que o mesmo devia ter sido planejado para ser na rua do córrego Pirapitinga. Concordei plenamente, pois apesar de ser a parte mais baixa de nossa Catalão, tem ruas largas. Mas isso envolve o Plano Diretor e toda uma história de 153 anos de emancipação política. Não seria interessante, também, usar a parte que cobre o córrego para estacionamento de veículos? O que você pensa a respeito, Robertinho? Forte abraço!
ResponderExcluirJardel, obrigado por sua participação. O objetivo é esse mesmo, juntar pessoas que pensam e se preocupam com a cidade. O trânsito é uma grande fornte de transtorno e estresse para a garnde maioria que tem que dirigir por Catalão, principalmente no Centro, mas o que impera mesmo é a falta de educação dos condutores, uns com os outros e todos com as normas de circulação e conduta e piora demais quando chove, paraece que todo mundo esquece como dirigir...
ExcluirConcordo com tudo o que você falou sobre estacionamento, mas continuo com a defesa que precisamos é ter um transporte coletivo de qualidade, que faça com que as pessoas deixem seus veículos na garagem de casa. Temos que pensar a cidade mais para o pedestre do que para o veículo e é isso que sempre nos impacta: pensar soluções para os veículos apenas. Quanto a usar a cobertura do córrego para estacionamento é uma ideia interessante, mas é preciso lembrar que a cobertura não pode ser total, pois causa um enorme prejuízo ambiental traduzido no aumento de ratos e baratas, mas pode vir a ser uma alternativa.
Continue acessando e dando sua opinião, inclusive se tiver sugestões de temas pode falar por aqui mesmo ou pelo Facebook. Um forte abraço!