O Juramento de Hipócrates é uma declaração solene
tradicionalmente feita por médicos por ocasião de sua formatura.
Acredita-se que o texto é de autoria de Hipócrates, considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde (frequentemente considerado "pai da medicina"), ou de um de seus discípulos.
"Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário."
Este é a versão resumida do juramento, mais usada e comum no Brasil. Mas desde que as entidades médicas classistas começaram a criticar o programa "Mais Médicos", a população, principalmente a mais pobre e que precisa mais do SUS, está tendo motivos para acreditar que os médicos brasileiros quando se formam fazem uma versão ainda mais resumida do tradicional juramento, que reproduzo na charge abaixo:
Será?
Gostou? Compartilhe: