O vídeo abaixo não precisa de comentários. A água suja sai jorrando da torneira e enche o tanque. É essa a água que grande parte dos catalanos está usando para lavar roupa, limpar a casa, lavar os alimentos, cozinhar, tomar banho... e que muita gente bebe, direto da torneira. E o mais grave nem é a cor da água ou sua impropriedade para o consumo, o mais grave é o que isso revela nas entrelinhas: o descaso proposital do prefeito Jardel Sebba com a SAE.
Para quem sofreu enormes desgastes ao trazer pessoas de fora e justificou dizendo que o estava fazendo porque tinham reconhecida experiência e competência técnica para profissionalizar a gestão da prefeitura de Catalão e dar um salto de qualidade na oferta dos serviços públicos, manter o César da PC no comando da SAE chega a ser deboche com o povo.
É evidente que a maioria dos cargos de confiança devem ser ocupados por políticos e por gente que ajudou na campanha, isso é consequência natural do processo eleitoral, mas certos órgãos não devem ficar nas mãos de amadores. Se a maioria das Secretarias estivesse ocupada por políticos a crítica seria infundada, mas justamente por causa dos desgastes sofridos na defesa das competências trazidas de fora, da mensagem de profissionalismo passada à população, entregar um órgão tão importante e que atinge diretamente toda a população de Catalão a quem não entende do serviço vai além de descaso puro e simples, deixando a impressão de ser algo proposital.
O que parece é que Jardel propositalmente quer o fracasso da SAE. Absurdo?! Pode ser, é claro, mas se puxarmos pela memória lembraremos que é da cartilha PSDBista não dar conta da oferta de serviços públicos, dando a impressão de ineficiência dos órgãos para posteriormente passar à privatização dos mesmos. Foi assim durante a presidência de FHC (a Vale não valia nada - com o perdão do trocadilho; a Embratel não dava conta dos serviços de telefonia e a Petrobrás até mudou de nome), expediente repetido em São Paulo, no decorrer dos governos tucanos, e atualmente em Goiás (a Celg não é mais dos goianos, assim como os hospitais, terceirizados para as OS e, em breve, as rodovias).
Jardel já disse que recusou uma oferta de 300 milhões de reais para devolver a SAE para a Saneago, pois quer provar que uma empresa pública que tem o monopólio da oferta de um serviço pode ser eficiente e dar lucro, mas E SE o município não der conta do serviço, qual será a saída? Ganha um copo d'água da torneira quem disser que a prefeitura vai invocar os poderes da palavra mágica dessa gestão, fazer uma PARCERIA com a Saneago e salvar os catalanos da sede e da água suja. Dessa forma Catalão vai retomar o profissionalismo, a técnica e a competência que os governos PMDBistas nos tiraram e nosso Governador parceirão marcará mais um ponto no seu projeto de re-reeleição. Os catalanos viverão felizes para sempre, fluindo em direção ao futuro que, assim como a água que sai das nossas torneiras, está cada vez mais sujo e embaçado.
Veja essa: http://www.portalcatalao.com.br/portal/noticias/cano-fica-estourado-6-dias-em-rua-do-setor-universitario,NTV,MTM4MDU.rb
ResponderExcluirUma moradora do Setor Universitário, Lívia Rodrigues, residente na Rua 11 do bairro, entrou em contato com o Portal Catalão nesta quarta-feira (13) para fazer uma denúncia a respeito da falta de manutenção na rede de água de sua rua.
Segundo a moradora, desde a quinta-feira passada, dia 07/03, os moradores da rua estavam reclamando de um vazamento de água no encanamento desta rua 11, o qual apareceu na frente da garagem da sua residência.
Buraco aberto na porta da casa da moradora Lívia Rodrigues. O buraco fica bem na entrada da garagem da moradora. Cano ficou estourado vazando a água por 6 dias.
Após cinco dias vazando água, os técnicos da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Catalão foram até o local, fizeram um buraco na rua, em frente à garagem da residência da mesma, mexeram no encanamento, e pelo que ela percebeu, eles fizeram um “remendo” no cano, deixaram o buraco aberto, colocaram uma cancela da SAE na frente do buraco e foram embora.
Ontem, dia 13, o cano amanheceu quebrado, possivelmente o remendo não suportou a pressão da água e o mesmo arrebentou novamente, deixando a água jorrar rua afora. “Milhares e milhares de litros d'água escorrendo pela rua. Já perdi as contas de quantas vezes já liguei para que uma equipe da SAE venha aqui para parar esse vazamento, a atendente disse que já havia mandado uma equipe com urgência para o local e até agora nada”, reclamou a moradora na tarde desta quarta-feira (13), por volta das 13 horas.
A moradora ainda fez um desabafo: “Só para explicar melhor, a SAE de Catalão fica a menos de 3 Km da minha casa. Desde as 7h da manhã a equipe está vindo com urgência! Pensa se não fosse urgente? E enquanto isso, enquanto muitos não tem água nem pra beber, aqui em Catalão a água está descendo pelos ralos, e com consentimento da administração!”
A reportagem do Portal Catalão ligou na SAE às 17h20, mas a ligação não foi repassada para nenhum gerente ou diretor da superintendência. A atendente, depois um tempo buscando informações, repassou que a equipe já havia ido ao local e que o problema já havia sido resolvido.
Entramos em contato com a moradora novamente e a mesma disse que por volta das 17h30 uma equipe da SAE finalmente foi até a porta da sua casa, estancou o vazamento, jogaram um pouco de terra no buraco, mas não completaram o serviço, deixando o buraco com lama e entulhos na porta da sua garagem, o que ela comparou com “colocar um band-aid em uma fratura exposta”.
Cano estourado vazando água. Segundo Lívia a água ficou jorrando pela rua por dias. Buraco coberto com um pouco de terra, mas o acesso a garagem da residência ainda estava impedido.
Um detalhe importante, há sete dias a moradora não pode colocar o carro na garagem, pois o buraco impede a passagem para dentro da residência.