Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

22 de abril de 2014

Autoestima é tudo

Em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau, em bom português é como a pessoa se vê. 

A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). 

A autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular ("Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global ("Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").

Ter auto estima é fundamental nos dias de hoje, seja para combater o bullying entre amigos ou afirmar-se no mercado de trabalho e até mesmo para tirar foto de cueca e postar no Twitter, como mostra a charge abaixo:


Quem faz isso não tem baixa autoestima, de jeito nenhum!!!

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.