Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

28 de abril de 2014

Esclarecimentos sobre o Projeto de Implantação dos Equipamentos de Lazer no Parque Natural da Mata do Setor Santa Cruz (Bosque do Setor Universitário).



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), vem esclarecer os procedimentos que serão adotados para a implantação dos equipamentos de lazer no Parque Natural da Mata do Setor Santa Cruz (Bosque do Setor Universitário). O projeto como um todo contempla a implantação de pista de caminhada, ciclovia e diversos equipamentos de lazer em todo o perímetro da Mata, projeto este que está dividido em duas grandes etapas, sendo a primeira etapa de início imediato compreendida pela área norte e oeste e a segunda etapa com cronograma de implantação em discussão compreendida pela área sul e leste da Mata.

A 1ª Etapa, localizada no Perímetro Norte/Oeste da Mata, possui aproximadamente 1.191,61 metros lineares, iniciando na Avenida Castelo Branco, passando pela Rua 14, Rua 24, Rua do Bosque e Avenida Gerson B. de Melo até a esquina com a Rua 526. Os trabalhos de execução desta primeira etapa tiveram início neste mês de abril com a realização de uma reunião pública e o contato “porta a porta” com os moradores do bairro, além da retirada do alambrado (poste e grade) e início do processo de limpeza do perímetro, contando ainda com os seguintes procedimentos:

Reforma dos postes e grade retirados para recuperação e reaproveitamento dos mesmos.

Afastamento e (re)instalação do alambrado em medida variável com no mínimo 5 metros a partir da guia da calçada e medida máxima dependente da pista interna de caminhada que será variável para evitar o corte de árvores.

Limpeza marginal da área com retirada de espécies invasoras, constituídas por gramíneas e trepadeiras (“lianas”), além da retirada do entulho jogado ao longo dos anos na área.

Retirada de algumas árvores mortas ou que ofereçam risco de queda sobre a via ou casas da região. Obs.: Todas as espécies arbóreas e nativas da região que forem retiradas serão compensadas na proporção de 1 (uma) árvore retirada para 12 (doze) árvores plantadas.

Limpeza do sub-bosque na área onde serão instaladas as pistas de caminhada e ciclovia.

Manutenção e poda das árvores onde serão instaladas as pistas de caminhada e ciclovia com o objetivo de facilitar as frentes de trabalho e permitir o funcionamento efetivo dos postes de iluminação que ali serão instalados para auxiliar a segurança do local.

Construção de Ciclovia, Canteiro Central e Pista de Caminhada com as seguintes larguras em todo o perímetro desta 1ª Etapa: A partir da guia da calçada será instalada um faixa de 2,20 a 2,40 m para a Ciclovia; a partir do limite da ciclovia teremos 1,0 m de Canteiro Central com plantio de gramíneas e instalação de postes de iluminação com altura de 4,0 metros e espaçamento máximo de 10,0 metros entre postes, totalizando aproximadamente 120 postes de iluminação; e a partir do canteiro central no sentido interno da área teremos a Pista de Caminhada em uma faixa de 2,0 m de largura, sendo realizado no limite deste a (re)instalação do alambrado. Obs.: O traçado planejado contempla uma largura contínua para a instalação destes “equipamentos”, todavia para reduzir a quantidade de árvores cortadas alguns trechos da pista de caminhada poderão adentrar um pouco mais para o interior da área, aumentando assim a largura do canteiro central.

Construção do Sistema de Drenagem de Água Pluvial no trecho noroeste, em área que já apresenta problemas de inundação e que ao longo dos anos proporcionou a formação de uma grande voçoroca no interior da mata. Tal sistema será constituído de bocas de lobo, dissipadores e bacias de contenção/infiltração da água. Obs.: Este sistema, além de eliminar o problema de inundação no local e frear o processo erosivo existente, tem por objetivo garantir a infiltração da água nesta área, carregando o lençol freático e reduzindo o impacto da água que poderia escoar vertente abaixo.

Na área norte será realizada uma total revitalização, com recuperação do campo de futebol e a instalação de academia ao ar livre, parque infantil, banheiros e vestiário, além de equipamentos como bancos, pergolado e bebedouro.

O cronograma de implantação dos equipamentos desta 1ª Etapa, dar-se-á inicialmente com a instalação da ciclovia e pista de caminhada, com construção posterior das estruturas de alvenaria. A população local anseia pela instalação imediata do Parque e suas benfeitorias, uma vez que por décadas a área se manteve preservada, porém abandonada pelos gestores públicos, sendo utilizada como depósito de entulho e lixo, acesso de pessoas com atitudes ilícitas como o uso de drogas e a caça a animais silvestres. A implantação deste projeto proporcionará a existência de mais uma área de lazer para a população com a garantia de que todas as boas práticas necessárias para reduzir o impacto sócio ambiental na área serão tomadas.

Marcelo Mendonça
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.