Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

10 de fevereiro de 2015

O caso de amor do Jornal Opção com Catalão

O Jornal Opção, de Goiânia, tem um caso de amor com o município de Catalão. É de longe o veículo de imprensa da capital que mais veicula notícias de nossa cidade, levando-as para todo o Brasil, haja vista a edição online do semanário, disponível gratuitamente pela internet. Todo domingo há uma nova notinha sobe Catalão e a cobertura das eleições, sejam as municipais ou estaduais, ganham destaque na publicação, assim como os políticos locais.

Todo domingo eu acesso o Opção. Adquiri esse hábito desde as eleições municipais de 2008, pois realmente gostei da cobertura feita pelo jornal. Achei, até certo ponto, isenta e perto da realidade, retratando bem a apertada disputa daquele pleito, em que o Opção errou apenas o final: vitória de Velomar sobre Jardel, sendo a aposta do jornal o resultado oposto. Na disputa de 2012, embora a cobertura tenha ficado mais tendenciosa, o Jornal Opção acertou a maioria de suas projeções, com destaque, é claro, para a vitória de Jardel sobre Adib. Infelizmente, a partir daí, a cobertura sobre Catalão feita pelo Opção se tornou uma peça de propaganda oficial do Governo da Parceria e  ferramenta de depreciação da oposição política local, desmerecendo qualquer crédito do leitor que mora em Catalão e vivencia a realidade do município.

Para provar minha argumentação, compartilho abaixo algumas notícias sobre Catalão que saíram com destaque no Opção. São notícias que, de tão fora da realidade, mais parecem crônicas de humor do que fatos verídicos noticiados por um importante veículo de comunicação da capital.

Primeira piada: segundo o Opção, no final de 2013 e início de 2014, a população de Catalão passou a chamar o prefeito Jardel de "Jardeus Sebba", tamanha sua popularidade que, segundo o jornal, passava de 85%, a "unanimidade inteligente" da cidade.



Segunda piada: segundo o Opção, Gustavo Sebba seria o puxador de votos da chapa de deputados do PSDB, obtendo de 40 mil a 50 mil votos (foi o sétimo colocado na chapa).


Terceira piada: o Opção insistia que Gustavo Sebba teria entre 40 mil e 50 mil votos, chamando a atenção a comparação, sem sentido, com a possível votação de Adib Elias, que teria apenas 15 mil votos, perdendo para o "garoto" Gustavo.


Quarta piada (a melhor): o Jornal Opção noticiou que Gustavo Sebba obteria só em Catalão, supostamente sua principal base política, a impressionante votação de 17 mil votos. Não custa nada lembrar que, mesmo com uma campanha milionária, mal chegou a 9 mil votos.


Quinta piada: o Jornal Opção informe que "o povo de Catalão" diz que existe um fila de gente disposta a surrar o ex-prefeito Adib Elias. Estranho existir uma fila de gente disposta a surrar um político em uma cidade onde obteve 48,64% dos votos válidos na eleição para deputado estadual, uma votação quase três vezes maior do que o segundo colocado, mas, certamente, para publicar essa asneira informação o Opção deve ter ouvido fontes confiáveis.


Sexta piada: mais uma vez as confiáveis fontes consultadas pelo Jornal Opção informam que a "sociedade catalana" critica a passeata ocorrida na quarta-feira, 4 de fevereiro, e que o movimento, que reuniu cinco mil pessoas reclamando da atual gestão do município é armação da oposição.


Ao ler as pérolas do Jornal Opção sobre Catalão fico imaginando duas coisas: o semanário simplesmente abriu mão da credibilidade e acredita piamente em suas fontes, sem sequer se importar com checar a veracidade do que está informando; ou está se preparando para mudar o foco da publicação, de jornal informativo e de opinião, para um semanário satírico de humor, nos moldes do Charlie Hebdo, da França, e está usando nossa cidade de cobaia para produção de suas crônicas humorísticas.

Se for o segundo caso, me disponho a colaborar com as charges.



Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.