Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

4 de novembro de 2016

Adeus, Natal: o fim do 13º vem aí!!!

Publicado no blog Socialista Morena:


É muita burrice, não de quem fala, porque tem outros interesses por trás, mas de quem acredita. Movimentos de direita orquestrados como o MBL (Movimento Brasil Livre) defendem acabar com o 13º salário sob a justificativa de que o valor poderia ser diluído nos outros doze salários e, com isso, o trabalhador ganharia “8% mais”, o que por si só já é mentira. Obviamente, o que iria acontecer é que o trabalhador iria ganhar o mesmo salário em 12 vezes e ainda ficaria sem o abono natalino. Só trouxa, portanto, cairia nesta conversa.

Mas a questão que quero levantar é uma falácia ainda maior. Os direitistas querem acabar com o 13º como uma das “saídas” mágicas para a economia e o desemprego. No entanto, o 13º salário injeta todos os anos mais de 170 bilhões de reais na economia –em dezembro de 2015, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), foram 173 bilhões de reais, ou 2,9% do PIB (Produto Interno Bruto). Qualquer pessoa com cérebro perceberia que, sem o 13º, não só o comércio natalino ficaria à míngua como milhões de pessoas iam perder os seus empregos.


Ou seja, a resposta da direita para a crise na verdade a aprofundaria. Nenhum dos estudos apresentados pelos “liberais” que defendem a aberração de se extinguir o 13º salário se dedica a avaliar qual será o impacto disso sobre o comércio. Traduzindo em miúdos, no que depender da direita brasileira, adeus Natal. Tanto para quem compra quanto para quem vende. É essa a “solução” dos gênios da direita?

Abra o olho. Não caia na conversa de quem se apresenta como defensora dos seus direitos querendo acabar com seus direitos. O único interesse dessa gente é defender os privilégios de quem já tem privilégios, ou seja, eles mesmos. Pense comigo: como é que gente que não é da classe trabalhadora poderia estar preocupado em defender os trabalhadores?

Sabem quem sempre foi contra o 13º salário, desde sua criação? A mídia, essa grande defensora dos direitos dos trabalhadores. Só que não.


Compartilhe:

2 comentários:

  1. Currículo de Cairo Batista só traz cargos comissionados, e aí pode Roberto ???

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigado pelo comentário!
    Cara, o fato do Cairo ter ocupado cargos públicos apenas por comissão não o faz menos competente do que alguém que disputa eleições ou é concursado para alguma função. Veja, por exemplo, os casos de Giuseppe Vecci e Jayme Rincón, que nos últimos 20 anos ocuparam apenas funções de confiança na administração pública estadual e mesmo assim são reconhecidos como bons gestores.
    Acredito que o que faz a diferença seja o comprometimento com a função e isso o Cairo já demonstrou que tem nas outras vezes em que ocupou os cargos citados.
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.