Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

19 de fevereiro de 2013

A briga na blogosfera catalana





Estava eu zapeando pelos blogs catalanos neste final de semana quando me me deparei com uma inusitada postagem no Blog do Badiinho (Os invejosos e maldosos não precisa ninguém destruir eles são auto-destrutíveis...), na qual ele ele ataca ferrenhamente outro blogueiro catalano. Ele não mencionou o nome do sujeito, mas pela indicações (é blogueiro, da irmandade do Rosário, apoiou para vereador o Deusmar...) só pode se tratar do Luiz Claudio, do Blog da Verdade. 


Fiquei curioso, pois até então achava que os dois fossem amigos (tem até postagem de um para o outro no "Abraço do Dia" de cada um dos blogs). Aí fui checar se havia algo no Blog da Verdade para esclarecer o porquê da raiva do Badiinho e vi uma série de postagens falando de credibilidade de blogs, da confiabilidade que os contadores de visitas e usuários online precisam ter, da independência e autonomia para a escrita das "matérias" e, de uma forma geral, falou bem dos demais blogs de notícias da cidade. Não mencionou o Blog do Badiinho, mas tudo indicava que a alfinetada era endereçada a ele, pois até recentemente o Blog do Badiinho também tinha um contador de visitas em sua página, sempre registrando grandes números diga-se, fato que ele volta e meia destacava. Além dessa postagem havia outra falando sobre alguém que estaria vestindo a carapuça, ou seja, estaria assumindo a culpa, o erro, apontado pelo blogueiro Luiz Claudio.



E porquê estou abordando esse assunto? Só para ressaltar a importância que os blogs adquiriram em Catalão de uns tempos para cá, ao ponto de provocar briga entre amigos. 

Até pouco tempo as rádios eram o espaço em Catalão onde se davam os grandes debates, também eram elas os principais canais de reclamação da população, mas à medida que a cidade foi crescendo a população foi se afastando do noticiário das rádios (culpa também da TV Pirapitinga - melhor ver a notícia do que só ouvir) e ao mesmo tempo cresceu a facilidade de acesso a internet, seja via computador ou por meio de celulares e smartphones  tornando muito mais fácil o acesso ao conteúdo online, por isso os blogs de notícias estão tomando o lugar das rádios como meio de obter informação (se o Blog da Verdade tivesse uma Nota de Falecimento, seria perfeito), pois acrescentam imagem e som à voz da população, além de ter em texto (ou vídeo, no caso do Mamede) a opinião (mesmo que rasa na maioria dos casos) de quem traz a notícia.

Mas com grandes poderes também vêm grandes responsabilidades, e ciúmes. Tal qual as rádios Cultura e Liberdade brigavam antigamente para saber quem tinha o melhor programa sobre esportes, a maioria dos blogs briga atualmente por audiência, para ver quem será o primeiro a dar a notícia e por quem tem mais credibilidade junto ao internauta, daí as alfinetadas até na vida pessoal dos blogueiros. E a briga na blogosfera catalana não pára nesses dois, o Diante do Fato e o Blog do Mamede frequentemente trocam farpas (blogueiro analfa e blogueiro Mãe Diná, respectivamente, são os carinhosos apelidos usados por cada um  para se referirem um ao outro), só que no caso desses ultimos a briga é pessoal (e/ou política), tendo inclusive sido levada à Justiça recentemente e culminando com a condenação do Diante do Fato por difamação. 



Pessoalmente me divirto com essas brigas e fico no aguardo dos próximos lances, mas acredito que os blogueiros não deveriam levar tão a sério essas disputas (exceto o Mamede que já foi até vitima de hackers e teve que recorrer à Justiça), pois blogs não disputam audiência entre si (embora disputem anunciantes). 

É fato: a maioria das pessoas que acessa um blog é porque gosta dele ou do blogueiro e não muda de blog só porque outro lança a notícia primeiro. A audiência normalmente é cativa da temática do blog (mesmo os de notícias tem algum diferencial) e quem quiser saber da gestão do Jardel Sebba, por exemplo, não vai acessar o Amigos de Catalão, pois este fala só do PMDB. Da mesma forma o Blog da Verdade não disputa audiência com o Blog do Mamede (só para ficar nos dois maiores), pois o enfoque de cada um é diferente: ninguém acessa o Blog do Mamede para saber quem morreu e, da mesma forma, ninguém entra no Blog da Verdade para saber a opinião política do Luiz Claudio.

Independente das brigas o bom mesmo é ter uma lista de blogs para ler todo dia, pois atualmente são boas fontes de informação (a credibilidade de cada um quem avalia é o internauta). Eu tenho minha lista diária, e você?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.