Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

5 de março de 2013

Catalão inundada



E a chuva de sexta, hein?! Nunca antes na história de Catalão uma precipitação foi tão comentada, registrada, filmada e compartilhada como essa de agora. E com razão, é claro, pois choveu na sexta-feira o equivalente a todo o mês de fevereiro (101,55mm, segundo dados da Estação Meteorológica de Catalão). Não tinha como não ser o assunto do fim de semana e o tema principal, daqui até o final do ano, para os ambientalistas baterem na expansão urbana desenfreada de nossa cidade, da necessidade de um plano de desenvolvimento sustentável e da importância dos parques municipais. Todo o debate que vier agora será, sem dúvida, muito importante, no entanto é preciso esclarecer por que a chuva de sexta alagou completamente o centro da cidade, justamente para tentar responder a questão mais importante: é possível evitar que ocorra de novo?

Antes é preciso lembrar que essa inundação, embora de proporções maiores do que qualquer outra antes registrada, não é a primeira. Abaixo tem um vídeo de 2011 onde ficou registrado o nível das águas do ribeirão Pirapitinga, próximo ao Terminal de Coletivos, quase transbordando. Uma inundação acontece quando o leito natural de um rio ou córrego recebe uma quantidade de água, proveniente da chuva, maior do que sua capacidade de comportá-la e aí ele transborda. Isso é um processo natural e todo rio necessita de uma área chamada de “área de inundação” para onde a água escoará. E esse é um dos grandes problemas do centro de Catalão, em especial da Avenida Raulina: essa área de inundação não foi respeitada. O ribeirão Pirapitinga foi canalizado, afinado e coberto em grande parte de seu percurso, aí quando ocorre uma precipitação maior do que a média, como foi sexta-feira, o alagamento é a consequência natural.

Outra questão importante diz respeito ao processo de urbanização de Catalão. Embora o atual Plano Diretor tenha previsto medidas para diminuir o impacto ambiental da abertura de novos loteamentos resguardando a reserva verde em cada uma das novas áreas, pouco foi previsto em termos de pensar o impacto das chuvas. A maioria dos novos loteamentos foi aprovada cobrando-se (apenas) asfalto, meio-fio, rede elétrica e de água. É claro que é um avanço, principalmente se lembrarmos que os loteamentos eram abertos sem qualquer infraestrutura e as pessoas ficavam anos esperando o Poder público ter condições de agir, mas essas exigências visam garantir mais a valorização dos terrenos e livrar a Prefeitura de responsabilidades futuras do que a preocupação ambiental. E se analisarmos friamente, o processo de expansão urbana de Catalão ocorreu quase sem nenhum planejamento, pois na aprovação dos novos loteamentos não foram pensados a declividade das ruas (para onde a água da chuva vai escorrer) e a construção de galerias pluviais (meio utilizado para captar e transportar a água da chuva). Se esses dois procedimentos fossem utilizados, é certo que enchentes e alagamentos não apareceriam nos noticiários e nem causariam tantos problemas sociais e econômicos.

E o relevo da planta urbana canaliza ainda mais os problemas, pois a chuva que cai no alto do Ipanema, São João, Nossa Senhora de Fátima, Mãe de Deus, Vila Liberdade e demais bairros mais altos escorre toda, e em velocidade, para o centro da cidade, pois o asfalto não permite a absorção e não existem galerias pluviais suficientes no caminho (se existir alguma que ainda funcione), aí ocorrem as cenas que vimos. Tudo isso resultado de anos (mais de 50, para não jogar a culpa nos últimos 12) de expansão urbana sem o adequado cuidado ambiental.

E a chuva que caiu sexta não é uma coisa totalmente inédita. Embora a repercussão tenha sido grande (mais por causa da internet do que pelos estragos em si) o fato é que quando a pavimentação era de bloquete poderia chover o mesmo tanto que o impacto seria menos sentido. Todos os calçamentos do tipo (paralelepípedo e bloquete) são considerados mais ecologicamente corretos justamente por permitirem a infiltração da água da chuva, o que diminui os riscos de enchentes. É claro que não é só isso. Antigamente tínhamos bueiros e bocas-de-lobo em toda a Avenida José Marcelino, fechadas justamente porque constantemente entupiam com o excesso de lixo, até não serem mais construídas, assim como as galerias pluviais. Aí já é uma questão de Educação e preocupação com o meio ambiente, coisa para ser construída em muitos anos e não de uma hora pra outra.

Enchentes, sejam frequentes ou esporádicas, são um sério problema para a sociedade, pois, além dos enormes prejuízos econômicos, colocam em risco a vida das pessoas, que podem contrair doenças, como a leptospirose, por exemplo. No entanto, aparentemente poucas pessoas ligadas ao Poder Público Municipal se preocuparam com o tema nos últimos anos e tudo indica que vai continuar assim, já que até agora o silêncio foi a resposta aos questionamentos da população, tanto que no dia seguinte, em Santo Antônio do Rio Verde, o assunto sequer foi mencionado durante o “Recupera Santo Antônio”. 

Não existe fórmula mágica para evitar os alagamentos, mas em Catalão é preciso encarar o principal desafio: encontrar alternativas para evitar a impermeabilização do solo. É certo que há anos a cidade fez a opção pelo asfalto, mas é preciso rever isso, sem receio de pensar em retrocesso. Não dá para modificar o relevo, não dá para controlar a precipitação da chuva e a expensão urbana vai continuar ocorrendo, mas é possível aumentar as áreas verdes, melhorar a coleta de lixo e investir em conscientização ambiental, assim como inserir no Plano Diretor mais preocupação ecológica para a expansão da cidade, do contrário só nos resta torcer por uma PARCERIA com São Pedro, para a chuva cair fininha daqui pra frente.





Um comentário:

  1. Esse vídeo do alagamento da rua da estrada de ferro, com os carros por baixo dágua impressiona mesmo...

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.