Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

27 de março de 2013

Vivendo de ilusão


No dicionário o significado de ilusão é "engano dos sentidos ou da mente, que faz tomar uma coisa por outra, sonho, devaneio". Assim, pode-se entender que quem vive de ilusão é aquela pessoa que está sempre sonhando, à espera de algo, que vive pensando no futuro e que por isso não age no presente. Pois bem, vivendo de ilusão é como está a oposição (leia-se PMDB) em Catalão: sem reação, sem posicionamento, sem unidade, sem projeto, na expectativa de uma decisão do TSE, que pode virar no tapetão o que as urnas decidiram, mas que também pode afundar de vez as pretensões de Adib e sua turma, caso a decisão seja o contrário do que esperam.

O resultado final de todo processo eleitoral é o surgimento de duas condições: os vencedores se tornam situação, os derrotados se tornam oposição. Isso é normal e ocorre em todas as esferas (municipal, estadual e federal), cabe a cada uma das forças estar preparada para desempenhar o papel que as urnas lhes der, porque o resultado de uma eleição só é conhecido de fato após a contagem dos votos. É bem verdade que aquele que está na situação e é desapeado do poder sofre um baque enorme (primeiro é um sinal de desaprovação, segundo é a perda da capacidade de aglutinar por interesse), mas é preciso estar preparado para o pior, sempre. O que ocorreu em Catalão nas últimas eleições foi, é claro, uma grande surpresa para os PMDBistas (e para grande parte da população), tanto que até hoje não se recuperaram da pancada, mas não pode ser dito que era algo completamente impossível de acontecer, uma vez que os sinais de desgaste já vinham aparecendo (a não reeleição de Adriete, a vitória apertada de Velomar, o crescente aumento da votação de Jardel...), portanto, não justifica a posição recolhida que o PMDB catalano vem demonstrando desde então. 

O partido que por mais vezes já administrou a cidade simplesmente não consegue articular a oposição, não consegue ter um discurso para a sociedade e, o mais importante, não consegue ter uma diretriz para seus membros. Prova disso são as posições atrapalhadas do vereador Daniel do Floresta, que só na última semana apoiou o candidato do PSDB à Coacal, prestigiou a visita do Governador, discutiu com o presidente da Câmara, desagradou um colega edil, também de oposição, ao fazer um convite e fez elogios à atual gestão... atitudes inadmissíveis para um vereador de oposição. É claro que ser oposição não é ser contra tudo que o prefeito quiser fazer, muito pelo contrário, mas  de forma alguma um político de oposição pode prestigiar atividades políticas do adversário. E se nem para os seus o PMDB consegue ter uma referência de conduta, o que dizer do restante da cidade?

É verdade que Deusmar Barbosa, com seus vinte anos de vida pública e vereança, vem conseguindo produzir alguns estragos (o maior foi ter conseguido a presidência da Câmara), mas é muito pouco, principalmente se comparado ao período que o PMDB perdeu a prefeitura para o Euripão e se organizou em massa enquanto oposição, a fim de recuperar a prefeitura no próximo pleito, o que de fato acabou acontecendo. Ao não se organizar como oposição atuante e investir todas as fichas (e expectativas) na decisão do TSE o PMDB catalano passa a imagem de ser um partido sem rumo, sem projeto e que não consegue sobreviver longe do poder, o que é ruim para a cidade, pois se houver uma decepção com Jardel não existirá outra alternativa para a sociedade e a possibilidade dos catalanos embarcarem em uma aventura eleitoreira pode ser enorme, como já conteceu em Anapólis e outras cidades, afinal não existem em Catalão outros partidos com inserção social e capacidade de aglutinação como tem atualmente o PSDB e o PMDB. E se tem algo que os catalanos precisam é de alternativas a essas duas forças, mas isso não surge da noite para o dia e sem oposição atuante vai demorar muito mais.

PS.: E caso a decisão no TSE seja positiva, qual a mensagem o PMDB vai trazer para a maioria da população que o rejeitou? Como mudar um partido e uma gestão tão marcadas por práticas e pessoas características? Isso tem que ser pensado e discutido, mas nem isso os PMDBistas se atrevem a fazer, preferem continuar vivendo na ilusão que caso a Côrte dê o veredicto favorável, a população de Catalão vai aceitar e braços abertos o retorno daqueles que nunca deveriam ter saído. #abreoolhopmdb



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.