Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

30 de abril de 2013

E a novela acabou...


Finalmente! A novela mais longa que a cidade de Catalão já acompanhou teve seu derradeiro capítulo. Por unanimidade o planário do TSE acatou parecer do ministro Marco Aurélio Mello e concedeu validade ao registro de candidatura de Jardel e posterior validação dos votos recebidos na eleição de 2012, assim Jardel se confirmou como prefeito de Catalão. Agora é aguentar os foguetes estourando até amanhã de manhã e mais uma carreata tucana pelas ruas da cidade (a terceira), mas enfim, os Jardelistas merecem. Trabalharam durante doze anos para vencer as eleiçoes municipais; aprenderam com as derrotas; se mantiveram fiéis ao seu líder; souberam aproveitar as fragilidades do adversário e tiveram uma vitória tripla (nas urnas, na justiça e no grito entalado na garganta), agora é colher os frutos de tanta dedicação. 

Embora esses frutos não sejam tão doces, pois na realidade se traduzem em muito trabalho pela frente, algo que grande parte dos apoiadores de Jardel vai ter que aprender na marra, já que trabalhar na prefeitura de Catalão é completamente diferente de ser assessor parlamentar da Assembleia Legislativa ou ocupar cargo de confiança no Governo do Estado. Na prefeitura a população está sempre perto e as cobranças são diárias; o chefe deixa de ser só o deputado e passa a ser o prefeito, os secretários, os vereadores e toda a população do município. E o salário não é aquela maravilha que todo mundo falava, na realidade é bem menor do que o da Assembleia, além de ter de cumprir a jornada de trabalho. Mas companheiro é pra isso mesmo, pra usufruir do bom e do melhor e também para carregar o piano quando for preciso.
Mas agora que esse capítulo funesto da política catalana teve fim (eleições judicializadas) é hora de olhar para frente e torcer para outra novela finalmente começar: a novela "Jardel Sebba - Prefeito de Catalão". Os 120 dias de prazo acabaram e o balanço da gestão ainda está negativo: nenhuma das principais promessas de campanha saiu do papel; as discórdias entre a equipe de Governo ficam mais evidentes cada dia; a população começa a cobrar o voto de confiança dado; os secretários importados sentem o aumento da rejeição por não serem da cidade e o preço dos pactos começa a pesar.  

Bom também para o PMDB acordar, se recuperar do baque da derrota e assumir seu lugar como liderança aglutinadora da oposição, para começar um projeto diferente para Catalão, que vá além do poder pelo poder e que possa sair desse ciclo de campanhas milionárias e descarada compra de voto.

Verdadeiramente desejo sucesso a Jardel e sua equipe. O povo quis lhe dar a oportunidade que tanto pediu, então espero que ele aproveite e realmente faça o melhor governo da vida dos catalanos e prove para os críticos (eu, entre eles) que sua gestão não servirá apenas de palanque para Marconi. Mas eu tenho comigo que o grande desafio de Jardel não será nem conciliar as diversas correntes e interesses daqueles que o apoiaram, mas sim se acostumar com a proximidade do povo. Sim, porque ser deputado, ficar na capital do estado, lidar com autoridades e representantes de classe é completamente diferente de ser prefeito e ter o povo perto no dia-a-dia pedindo, cobrando, exigindo, xingando... um hábito comum de qualquer cidade do interior, que alguns dizem não poder fazer mais parte da cultura catalana (uma cidade que cresce e aparece a todo dia), mas que, entre outros hábitos, insiste em  manter este forte, e tentar mudar essa cultura poderá levar muito mais tempo que o necessário para se eleger prefeito.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.