Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

22 de junho de 2013

A bela (e despolitizada) manifestação em Catalão


E Catalão aderiu às manifestações que estão sacudindo o Brasil. E foi uma manifestação bonita, pacífica, ordeira, sem vandalismo, com presença maciça de jovens, mas também de idosos e até crianças com seus pais. Cerca de 3.500 pessoas saíram as ruas para reivindicar melhorias no transporte público, contra a corrupção e melhores serviços públicos. A manifestação organizada por estudantes universitários e professores, contou com o apoio da população que pedia meio passe estudantil, instalação de abrigos nos pontos de ônibus, acessibilidade, ampliação do número de linhas, entre outras reivindicações. Teve também os protestos contra a PEC 37, contra a Cura Gay, faixas de "Fora Marconi", de "Jardel invista no CRAC", entre outras. Segundo a Polícia Militar, foi a maior manifestação já ocorrida na cidade de Catalão. Até o prefeito Jardel  liberou os servidores municipais para participar. Que lindo! Que belo momento passa nossa cidade!

Será mesmo?

Quem está acompanhando no noticiário sabe que as manifestações começaram em Goiânia, no dia 22 de maio, em reação indignada da população goianiense ao aumento do preço do transporte coletivo na capital, de R$ 2,70 para R$ 3,00; em seguida os protestos se repetiram em São Paulo e no Rio de Janeiro, pelo mesmo motivo: indignação pelo aumento no preço do transporte coletivo; na sequência o protesto se repetiu em Curitiba, Salvador, Fortaleza e culminou em Brasília, com a ocupação da marquise do Congresso Nacional, e os motivos, cujo estopim foi o preço das passagens do coletivo, foi a indignação geral do brasileiro, que finalmente resolveu gritar contra a impunidade e corrupção no país, além da enorme carga tributária e da descrença com a classe política em geral, em todos os níveis e esferas de governo. Daí os protestos se espalharam por várias cidades e, organizados pelas redes sociais, culminaram nesse dia nacional de protesto (20 de junho) onde, estima-se, mais de 1 milhão e meio de pessoas foram às ruas, mostrar toda a sua indignação com o descaso histórico dos governantes brasileiros com o seu povo. E é justamente nesse ponto que a manifestação em Catalão pecou: onde estava a indignação dos catalanos?

O que provocou a manifestação em Catalão? Qual foi o estopim que fez nossa sociedade explodir? Qual foi a gota d'água que fez transbordar o copo de insatisfação dos catalanos? Nada! Não existiu. O que houve foi uma bela (e despolitizada) passeata pelas ruas da cidade, com muita gente bonita, belos cartazes, várias reivindicações, as mais diversas e genéricas palavras de ordem... e só! Se a realização da mesma serviu só para marcar presença e mostrar que Catalão participou desse momento histórico para o país foi muito pouco. E além de ser pouco é extremamente prejudicial ao movimento que ocorre no país, porque descaracteriza-o como movimento de resistência e reivindicação.

O que mais se viu no Facebook depois da manifestação foram fotos de felizes e simpáticos manifestantes, segurando os seus cartazes feitos à mão, com pincel atômico ou tinta guache, com os mais variados dizeres, sendo o mais repetido: "Desculpe o transtorno, mas estamos mudando o país". Lindo, mas se pessoa não sabe porque está se manifestando ou contra o quê protesta qual será o resultado desse movimento? Só pode ser o fracasso, claro.

Em Catalão teve de tudo: a mesma pessoa que pagou 400 reais para ir ao jogo da Seleção em Brasília, e xingou os manifestantes que lá estavam, participou da manifestação criticando os investimentos do Governo na Copa das Confederações, sem ter noção da incoerência de suas ações. E o mesmo sujeito que pedia melhoras no transporte público nunca andou de coletivo, então como ele sabe que é ruim? Conhecimento teórico da coisa? E o que dizer das pessoas que reivindicavam melhor educação, mas são contra o movimento de professores por melhores salários? E aquele que reivindicava melhores condições de trabalho, mas quando seus colegas fazem greve para isso ele não participa? Pois é, estavam lá todos esses tipos. Protestando? Não, farreando, porque a manifestação em Catalão não foi um protesto, mas sim uma festa popular, e festas não mudam um país.

Pode sim ter sido importante realizar o movimento. Ao menos deixou o prefeito com uma pulga atrás da orelha e serviu para lembrá-lo de uma de sua principais promessas de campanha, mas é decepcionante ver que o único resquício de real indignação dos catalanos tenha sido as faixas da torcida do CRAC, criticando o parco repasse de verba do município para o clube, até parece que não há mais nada que revolte o povo de Catalão. Mas enquanto as manifestações em nossa cidade forem apenas um espaço de festa para encontrar os amigos e registrar os momentos no Facebook isso será uma triste verdade e tem tudo a ver com a charge no início desse texto.
 
 
Gostou? Compartilhe:

2 comentários:

  1. FALTOU CRITICAS A EDUCAÇÃO MUNICIPAL QUE CAIU A QUALIDADE DEPOIS DA NOVA ADMINISTRAÇÃO, DESCASO E DESRESPEITO COM OS PROFESSORES, FALTA DE MATERIAL ENTRE VÁRIOS OUTRO PROBLEMAS. PROFESSORES DA REDE, VAMOS NOS MOBILIZAR PARA MELHORAR NOSSAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  2. É o grande problema de se protestar contra tudo: no final não se protestou contra nada!
    Manifestações como as que estão ocorrendo no país afora foram frutos da indignação do brasileiros e estão tirando o sono dos políticos, mas do jeito que foi a de Catalão, pedindo de tudo sem ter um foco, o nosso prefeito não se sentiu atingido por nenhuma das reivindicações, nem a do coletivo. Tanto é verdade que ele dispensou os funcionários da prefeitura para participarem da manifestação, como assim?
    Protesto tem que ter revolta e indignação, senão vira festa e oba-oba e aí não se consegue nada.

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.