Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

29 de abril de 2014

Propaganda Eleitoral Gratuita: guia para fazer propaganda política

Para quem gostou do vídeo do Adnet, eis a inspiração:



A cada dois anos, com as eleições majoritárias e proporcionais intercaladas, o roteiro se repete: horário eleitoral gratuito em TV e rádio, estratégias de campanha, equipes de marketing dando arte final ao rascunho, candidatos comendo pastel com populares e beijando crianças carentes. O eleitor pode reagir com indiferença, irritação, descrença. Ou, em via oposta, com entusiasmo, esperança, espírito cooperativo. Mas uma coisa é certa: a ironia e a irreverência afloram em período eleitoral tanto em candidatos quanto em eleitores.

Calejados com a aparição sazonal de tantos pleiteantes “bonzinhos” a cargos eletivos, um grupo de atores e produtores criou um vídeo de pouco mais de três minutos em que a “maquiagem” de candidatos é não só escancarada, como reveladora de um padrão que já levou muita gente às câmaras, assembleias e palácios Brasil afora.

No filmete, o “Candidato” cerra os punhos e descreve as tomadas de câmera que o tornam positivamente dramático. “Enquanto a câmera se aproxima calmamente, eu falo pausado [sic] para que você, eleitor de classe baixa, entenda. No momento em que a câmera fecha em close, eu preparo uma frase de efeito para finalizar o discurso”, declama um jovem bem penteado e vestido, de sorriso ininterrupto. 

A partir daí o que se vê é a parceria entre a inteligência e a criatividade, tudo a serviço das entrelinhas das campanhas eleitorais. No momento clichê das musiquinhas de candidatura, mais galhofa. “Agora é a hora do jingle / Pessoas felizes se dando as mãos / Agora é a hora que eu finjo / Que pra apoiar não ganhei um tostão / Jovens sorrindo, cantando e fazendo sinais com as mãos / Belas imagens de uma cidade antes do refrão”, diz o roteiro em autorreferência.

O final do filmete é mais irônico, dando a entender que começaria a propaganda de um tal “POB” – uma bem humorada referência ao PCO – Partido da Cauda Operária. “Começa agora o programa do Partido do Orçamento Baixo”, narra o locutor, com pronúncia acelerada a inspirar o candidato de olhos arregalados, no melhor estilo do saudoso Enéas (1938-2007). Mais uma vez, uma ironia com a situação daqueles que não podem pagar para fazer uma campanha cara, mas muitas vezes meramente teatral.

Tanto nesse vídeo, quanto no do Adnet, a mensagem é clara: o eleitor só se ilude porque quer, pois a manipulação é descarada!

 
 Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.