Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

14 de maio de 2014

Ney Matogrosso e o ódio à política

A direita brasileira está em polvorosa com o vídeo do cantor Ney Matogrosso criticando os governos do PT. Ele é parte de uma entrevista para a emissora RTP, a mesma em que o ex-presidente Lula criticou o Judiciário brasileiro pelo julgamento do mensalão. Segue o trecho reproduzido por diversos usuários do YouTube e no Facebook: 


Ney Matogrosso, que foi a Portugal fazer dois shows pelos 40 anos de carreira, fala algumas inverdades. Uma delas é a de que os beneficiados pelo Bolsa-Família não têm a obrigação de matricular seus filhos na escola. O cantor apenas reproduz a crítica de muitos brasileiros que condenam o programa social sem conhecê-lo em profundidade.

Não é a primeira vez que o ex-Secos & Molhados (a banda que ousou desafiar a ditadura brasileira) criticou um governo do PT. Em agosto de 2005, auge do escândalo do mensalão, Matogrosso falava de sua decepção com Lula, em entrevista à revista Época.

Em uma democracia, é salutar que parte da música brasileira se manifeste livremente, assim como fizeram Ney Matogrosso, Roger (do Ultraje a Rigor) e Lobão. O vídeo da RTP pode virar meme, ser usado nas campanhas políticas contra a presidente Dilma Rousseff e até provocar uma reação em cadeia da classe artística, esta cada vez mais preocupada com o seu próprio umbigo.

Aos 72 anos, o pós-tropicalista Ney Matogrosso expressou um sentimento que não é exclusivo da direita, mas também do centro e da esquerda brasileiros em relação à Copa do Mundo. A bola nem começou a rolar, mas o sentimento parece ser o de que só Deus pode salvar a América do Sul.


Se salvar o Brasil, elevando o nível da discussão política, já estaria de bom tamanho.


Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.