Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

27 de agosto de 2014

Quem NÃO merece nosso voto para Deputado Federal


Você se lembra em quem votou para deputado federal na última eleição?!

Pois eu me lembro bem: votei em Fernando Safatle (PT), Fernando Netto (PMDB) e Nair do Ferro Velho (PHS), em 2002, 2006 e 2010, respectivamente. E o que esses tipos tinham em comum?! Nada, nem partido nem orientação política, o que me fez votar nesses nomes foi o fato de serem de Catalão e, independente das chances de ser eleito, é melhor votar em alguém da cidade, pois, caso eleito, teria muito mais compromisso com a região do que qualquer um dos candidatos paraquedistas que vem a cada quatro anos pegar nossos votos e depois somem.

E o que é pior é que os paraquedistas vêm trazidos pelos líderes políticos locais, que enfiam pela goela abaixo do eleitor da região sudeste candidatos sem qualquer ligação com a população local. E por mais que todo mundo saiba e repita a importância de se ter um Deputado Federal com forte vínculo com a região, os caciques políticos insistem nessa prática medonha que há anos não rende um único dividendo para a população de Catalão e região, deixando o Sudeste Goiano sem nenhum representante no Congresso Nacional, uma lástima.

Este ano, infelizmente e novamente, os principais líderes políticos locais trazem pessoas de fora para levar nossos votos. Adib Elias, Jardel Sebba e Rodrigão estão em dobradinhas com candidatos a Deputado Federal dotados de mega-estruturas de campanha, investindo muito tempo e dinheiro para levar o voto dos catalanos e dos demais munícipes da região sudeste, mas que não merecem pleitear ser nossos representantes, pelas razões que exponho a seguir:

Thiago Peixoto: foi candidato a Deputado Federal em 2010 pelo PMDB, fez dobradinha em Catalão com Adriete Elias e obteve 7.650 votos. Após a eleição abandonou seus aliados, aderiu à equipe de Marconi Perillo, assumiu a Secretaria Estadual de Educação e, o mais grave, NÃO EXERCEU O MANDATO PARA O QUAL FOI ELEITO. Deixou na mão não só os catalanos, mas todos os que depositaram nele seu voto. Como pode o eleitor de Catalão acreditar que dessa vez ele exercerá o mandato?! Na região está em dobradinha com Gustavo Sebba.

Lucas Vergílio: primeira vez que se candidata a um cargo público, é jovem e está filiado ao recém criado Solidariedade (SDD), faz dobradinha em Catalão com o Rodrigão. Por ser um nome novo na política pode-se ter a impressão que não há motivos para rejeitar o voto em Lucas, no entanto, se analisarmos sua escola política, em especial a atuação de seu pai e maior mentor, Armando Vergílio, o eleitor catalano verá que há motivos de sobra para não votar em Lucas Vergílio. O pai obteve 5.800 votos em Catalão na eleição de 2010, em dobradinha com Jardel Sebba. Assim como Thiago Peixoto também não exerceu o mandato, assumiu a Secretaria Estadual de Cidades, onde permaneceu até o meio do ano de 2011. Sem recursos financeiros, abandonou a Secretaria, retornou ao Congresso, abandonou seu partido (PMN) e se filiou ao PSD para ser cacique, mas como não conseguiu nem ser pajé fundou o Solidariedade, rompeu com Marconi (depois de usufruir por três anos da aliança com o Governador) e agora é candidato a vice-governador na chapa de Iris Resende (PMDB). Coerência não é a palavra mais adequada para definir Armando Vergílio, oportunismo talvez se enquadre mais. E como filho de peixe, peixinho é, Lucas Vergílio tem tudo para seguir os passos do pai e também, caso eleito, deixar os catalanos a ver navios.

Daniel Vilela: natural de Jataí, filho de Maguito Vilela (prefeito de Aparecida de Goiânia), jovem, bom de discurso, vereador por Goiânia (2009-2010) e Deputado Estadual (2011-2014), vem com tudo para ser um dos nomes mais votados da coligação PMDBista este ano e faz dobradinha em Catalão com Adib Elias. Só pelo currículo Daniel Vilela seria um nome a cogitar o voto, pois não é simplesmente o "filho de alguém" pedindo voto, mas sim um jovem homem público com proeminente carreira política. No entanto, para os catalanos, o jovem Daniel possui alguns entraves que dificultam ser ele o Deputado Federal da região Sudeste: sua base eleitoral é Jataí, iniciou sua carreira política por Goiânia e seu pai é prefeito de Aparecida... onde Catalão se encaixa aí?! Em lugar nenhum! Caso eleito, a atuação de Daniel será voltada para suas bases eleitorais, ainda mais com a possibilidade de ser candidato a prefeito de Goiânia, em 2018. Que motivos teria Daniel para querer agradar aos catalanos? Não bastasse isso, ainda existe o histórico de abandono dos eleitores frequentemente repetido pelos candidatos a deputado apoiados pelo PMDB catalano (Thiago Peixoto é o melhor exemplo, abandonou os eleitores e o partido que o elegeu) e sua ligação, ainda não totalmente esclarecida, com a "pastinha" Luciene Hoepers, a loira da Operação Miqueias (se bem que se a ligação for no sentido bíblico não é nenhum demérito, muito pelo contrário).

Enfim, esses três nomes são os que tem as maiores estruturas para campanha a Deputado Federal em nossa região. Pelos motivos que expus acima acredito que nenhum deles seja merecedor de nossos votos, sendo minha principal argumentação a total ausência de vínculo com Catalão e região demonstrada por eles, caracterizando-os no rol dos candidatos paraquedistas.

Diferente das últimas três eleições não temos nenhuma candidatura de alguém da região para direcionar nossos votos, haja vista a impugnação pelo TRE da chapa encabeçada por PHS e PSL, que tinha os nomes de Nair do Ferro Velho, Hamilton Costa e Marlene Macedo como candidatos, mas existem outras opções de nomes que não estão sendo apoiados pelos caciques locais e nem tem mega-estruturas de campanha, mas possuem verdadeira ligação com Catalão e região, o que explicitarei num próximo post.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.