Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

31 de outubro de 2014

Com a saída de Araken os tucanos ficarão menos agressivos na internet?


A dança das cadeiras no Executivo Municipal começou.

Demonstrando humildade (ou preocupação) o prefeito Jardel parece ouvir a voz das urnas e se movimenta para melhorar a avaliação de sua gestão junto à população catalana.

E como uma das principais críticas é a presença de "estrangeiros" em seu Secretariado, ainda ontem já anunciou que mudanças ocorrerão, ou seja, pode-se deduzir que os estrangeiros sairão e suas cadeiras serão ocupadas por "gente da terra", a conferir.

Estranhamente, a primeira medida anunciada foi a saída de um dos Secretários avaliados como competentes, que é o Marcos Araken, Secretário de Comunicação, profissional da área com grande experiência na AGECOM, ou seja, sintonizado com a comunicação do Governo Estadual, algo que Jardel gosta muito.

Causa estranheza porque a substituição de alguém do primeiro escalão deveria se dar não apenas em função de o sujeito ser de fora, mas principalmente por não estar dando conta da pasta, ou estar muito mal avaliado, como Aldo, da Secretaria de Obras, ou Adenilson, da Saúde, o que não era o caso do Araken (ao menos eu não avaliava assim). Para o lugar de Araken vai o vereador João Antônio, que tem ótima presença nas redes sociais, mas não é um profissional da comunicação, muito menos tem grande inserção na sociedade catalana, haja vista que há 12 anos trabalhou só em Goiânia. Portanto, se não ter ligação com a cidade foi o motivo da substituição do Araken (já que falta de competência não foi) não vai surtir muito efeito na popularidade do prefeito.

Mas aí me toquei de uma coisa... foi depois da chegada de Araken que os tucanos catalanos se transformaram numa verdadeira tropa de choque nas redes sociais, extremamente coordenada, agressiva, com perfis criados exclusivamente para responder (e detonar) qualquer crítica à gestão municipal, com posicionamentos muito semelhantes entre si (para não dizer idênticos) e com foco na reprodução dos posts da principal peça de difamação e agressão da tucanada catalana: o blog Catalano Oposição.

É verdade que não existe nenhuma evidência que Araken seja o coordenador do blog apócrifo, ou que seja dele a atribuição de comandar a tropa de choque catalana e lhes passar as ordens de ataque e defesa, mas é de conhecimento geral que a agressividade demonstrada pelos tucanos na internet não está pegando bem para o prefeito, pois embora Jardel seja, quase sempre, extremamente cordial em suas postagens seus aliados não são, recaindo sobre os seus ombros a rejeição às táticas adotadas por sua tropa de choque e pelo blogueiro sem rosto.

Se o motivo da substituição de Araken for diminuir a agressividade dos aliados na internet o prefeito marcará pontos, mas se não for isso e as táticas da tropa continuarem (ou pior, se intensificarem) Jardel perderá duas vezes, pois vai tirar um profissional da área e substituí-lo pela melhor e mais confiável voz de defesa que sua gestão tem na Câmara, algo extremamente temeroso em tempo de eleição para presidência da casa.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.