Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

23 de março de 2015

Quem comprou mesmo a Rádio Liberdade?

O texto a seguir, falando sobre a venda da rádio Liberdade FM, eu li no Blog do Mamede e, por acreditar que faz uma ótima análise da situação, compartilho aqui no blog:

E a disputa pela comunicação em Catalão? Quem não comunica se trumbica?

Gente boa do Blog, quem reside em Catalão e é um pouco plugado sabe que por aqui o período eleitoral não acaba nunca, passam se as eleições, e as disputas políticas continuam e podem ser vistas em vários aspectos, um deles que veio á tona esses dias foi na comunicação. Vamos aos fatos:

A Rádio Liberdade FM, que está no ar há aproximadamente 28 anos foi vendida para um grupo de compradores, vários empresário, comerciantes, advogados, todos ligados ao PMDB, entre eles, claro, consta que estão também o deputado estadual Adib Elias e o vereador Deusmar Barbosa.

Mas porque tanto interesse em adquirir uma emissora de rádio? Deve-se perguntar os menos ligados, se do ponto de vista financeiro não é algo tão atraente assim, se fosse o grupo familiar que detinha seu poder há décadas não venderia, que mesmo fazendo mudanças na forma de gestão, até com contratação de assessoria especializada em administração de veículos de comunicação, a emissora não conseguiu sair do vermelho, vale ressaltar que comunicadores que trabalhavam na emissora há anos acabaram sendo demitidos por contenção de gastos, mas mesmo com tantos problemas administrativos e uma folha de pagamento alta e vários acertos trabalhistas a fazer, à emissora foi disputada a ferro e fogo por dois grupos políticos catalanos, nem precisa dizer que o prefeito Jardel Sebba via emissários tentou adquirir a rádio e o deputado estadual Adib Elias, da mesma forma, eles se esbarraram em mais essa disputa, com vitória para os aliados ao deputado.

O PMDB de Catalão começa a melhorar na performance comunicação, muitos devem se lembrar que esse foi um dos calcanhares de Aquiles da administração de Velomar Rios, bom prefeito, honesto, centrado, daqueles que não mata a mãe pelo poder e que desde o começo de seu mandato sabia das dificuldades e dos desafios, mas mesmo em meio a muita pressão, não perdeu as responsabilidades e terminou o mandato de cabeça erguida, mas que não comunicou de forma ágil e muito menos política sua administração, apenas foi técnico nas questões da comunicação e aí acabou “trumbicando” e sendo apontado erroneamente como um dos culpados pela derrota de Adib Elias para Jardel Sebba.

Assim, mesmo ficando 12 anos a frente da administração do município, e torrando todas as verbas publicitárias legais, o partido não adquiriu ou fundou nenhum meio de comunicação, rádios, jornais, sites, e televisão, todos trabalharam e serviram ao partido e as suas administrações, mas nenhum foi adquirido ou montado por eles, tudo muito diferente dos adversários, o prefeito Jardel Sebba, que cansou de apanhar dos meios de comunicação patrocinados pelos PMDBistas, tratou logo de adquirir via esposa várias ações da Rede de Rádio Sucesso, campeã de audiência na região, vários jornais só existiam e ainda existem com o beneplácito de Jardel, da mesma forma para se combater alguns blogs que se destacavam na criticas a ele, alguns outros foram criados e patrocinados e inclusive passaram a receber boas verbas publicitárias para simplesmente comunicarem várias ações da prefeitura.

Dessa forma, até então Jardel Sebba vencia Adib também na comunicação, o que deverá mudar de forma substancial com a aquisição da emissora Liberdade FM pelos PMDBistas.

Nessa disputa, vale ressaltar que o ex-prefeito Rodrigão, agora inimigo político do prefeito, também foi esperto e tratou de se armar também, aumentando o “laranjal” nesse negócio de compra de meios de comunicação, conseguiu achar alguns sindicalistas para assumirem o comando de uma das emissoras comunitárias da cidade, assim ele, Rodrigão, também passou a ter não somente a informação de seu lado, mas a formação que nesses casos se tenta fazer na cabeça dos ouvintes, apesar que o vice prefeito está esquentando para outro comer, como se diz no ditado popular.

Pois bem, o PMDB está corretíssimo ao aumentar seu poder de fogo, uma emissora do porte de uma Rádio Liberdade, com alcance regional, pode até não render muito do ponto de vista econômico, mas politicamente falando, é o que todo político precisa para se gabaritar mais para querer assumir o comando político do município.

Nesse sentido, podem apostar, que a disputa pela notícia em Catalão ganhará novos vieses, e neles a força política eleitoral do PMDB ficará mais robusta.
Mas como perguntar não ofende, por que será que mesmo recebendo uma oferta financeira maior, a família Rodrigues de Paula preferiu vender por um valor menor justamente para os PMDBistas? Claro que precisamos ressaltar, a emissora era deles, eles podem vender para quem quiser e ninguém tem nada haver com isso, até porque quem sentia o calo apertar eram eles.
Aguardemos os próximos capítulos!!!

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.