Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

25 de agosto de 2015

O que os dois corpos carbonizados encontrados na represa dizem sobre Catalão?


Dois corpos carbonizados em uma das regiões mais nobres da cidade (talvez a mais nobre), em um local amplamente frequentado pela população para a prática de lazer, teoricamente vigiado por várias câmeras de segurança presentes em cada residência e pela força policial, que ostensivamente está ali para garantir a segurança dos populares, e, infelizmente, nada disso impediu nossa cidade de entrar no seleto grupo das cidades mais violentas de Goiás.

Tiroteios são frequentes, roubos e furtos nem se fala, novos assassinatos (ou tentativas) quase que semanalmente, corpos abandonados em veículos e esquartejados em parques municipais e agora moradores de rua queimados enquanto dormiam (se é que estavam dormindo, a perícia dirá), algo frequente nos grandes centros, onde a exclusão e a invisibilidade dessas pessoas é muito maior, mas raríssimo no interior do Brasil.

O que acontece com nossa cidade? Males do crescimento? Da individualidade? Consequências negativas, mas normais, do "progresso"? Algo está muito errado...

Esse fato lamentável precisa ser investigado a fundo pela polícia. Assassinato ou acidente? Ainda não é possível saber com certeza, mas, acho eu, que o primeiro instinto de alguém que estivesse pegando fogo perto de um represa seria gritar e correr em direção à água, algo que ninguém ali perto testemunhou a noite passada. Num local em que capivaras são fotografadas de madrugada é muito estranho que ninguém tenha visto ou ouvido nada fora do comum.

O destino de moradores de rua é algo normalmente ignorado pela sociedade, marginalizados em todos os seus direitos até o de sobreviver em paz, mas não podemos ignorar que o número deles em Catalão vem aumentando consideravelmente e também não podemos admitir que dois corpos carbonizados, mendigos ou não, possa ser considerado algo normal, corriqueiro, um "índice bem aceitável" como já disse o prefeito sobre a criminalidade em nossa cidade, pois aí estaremos naturalizando a barbárie e passaremos a achar corriqueiro balas perdidas, grupos de extermínio, serial killers eoutras barbaridades, males do progresso que existem em toda grande cidade.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.