Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

7 de setembro de 2015

As vantagens de se ter uma gestão municipal parceira do Governo Estadual


Os que acompanham a política catalana hão de reconhecer: a semana passada foi para lavar a alma da gestão Jardel e calar a boca dos críticos.

Me refiro especificamente ao dia 4 de setembro, ocasião em que o Governador esteve em Catalão para participar do Agenda Goiás, que tratava do tema Educação e contou com a presença de várias autoridades no assunto, com destaque para o senador Cristovam Buarque (PDT), ex-ministro da Educação no Governo Lula e pessoa extremamente respeitada na área, com várias menções de destaque recebidas por suas realizações quando Ministro e Governador do Distrito Federal. Mas, embora a presença de Cristovam seja um destaque, foi o discurso de Marconi que chamou a atenção de todos.

Ao tomar a palavra de antemão pediu desculpas aos presentes, pois iria quebrar o protocolo, mas não poderia perder a oportunidade de, estando em Catalão, ressaltar o quanto a parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado tem sido benéfica para a população catalana e que, se Jardel não estivesse à frente da Prefeitura, nada do que aconteceu nos últimos dois anos e oito meses teria sido possível, haja vista que a gestão anterior era fechada a parcerias com o Governo. Direcionando sua fala para Cristovam começou: 

- Veja, Vossa Excelência, o quanto Catalão perdeu nos últimos 12 anos resistindo à nossa parceria, desde a presença do campus da UEG na cidade, com seus quatro cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e mais o curso de Biomedicina, com vestibular já nesse ano de 2015), passando pelo Colégio Militar, que era um desejo antigo dessa comunidade, investimos também na formação profissionalizante trazendo o Instituto Federal, através da doação do terreno feita pela Prefeitura e a construção em tempo recorde de dois prédios bancados pelo Tesouro Estadual, nos mesmos moldes que fizemos com o campus da UFG, ainda em 2004, quando construímos o auditório e a biblioteca. Merece destaque também a construção do Hospital Regional do Sudeste Goiano, com a primeira UTI Neo-Natal dessa região, que está sendo gerido pela Prefeitura em conjunto com a UFG, permitindo dar ao futuro curso de Medicina da Federal melhor estrutura para o desenvolvimento de suas atividades, o que, sem dúvida, vai fortalecer as condições necessárias para a independência do campus e a criação efetiva da Universidade Federal de Catalão, além de acabar definitivamente com a necessidade de transporte de pacientes para os hospitais da capital, desafogando aquela rede e melhorando todo o sistema de Saúde dessa parte do estado. 

Cristovam respondeu em silêncio, concordando com a cabeça e visivelmente satisfeito com as palavras. 

O Governador continuou seu discurso, agora falando diretamente para Jardel:

- Mesmo estourando o tempo e quebrando o protocolo não poderia deixar de ressaltar outros aspectos dessa parceria, Jardel, que vão além da Educação. Quero dar destaque a nossas ações conjuntas na infraestrutura: Ginásio Internacional reformado e pronto para receber todo tipo de competição, anteriormente um local abandonado e refúgio de drogados e mendigos; o viaduto com passarela para pedestres, ligando a Vila Cruzeiro ao Jardim Primavera, possibilitando segurança aos usuários; trevos de acesso aos bairros Marconi, Evelina Nour e todos os outros cortados pelas rodovias estaduais, completamente asfaltados e sinalizados pela AGETOP; o programa Cidade Iluminada, uma parceria do município com a CELG que, fazendo jus a cobrança da tarifa de iluminação pública, não deixa um único poste sem lâmpada em toda a cidade de Catalão; e por último, mas não menos importante, a Nova Estação de Captação de Água e Abastecimento da SAE, um projeto elaborado pelos engenheiros da Saneago e executado pela Prefeitura com recursos Municipais, Federais (conseguidos pelo nosso deputado Thiago Peixoto) e Estaduais, afastando definitivamente o fantasma da falta de água pelos próximos 20 anos.

E Marconi não parou:

- Destaco também, Jardel, nossa parceria na área da Segurança, através da Central de Monitoramento da PM que, aproveitando as câmeras de trânsito instaladas pela SMTC, tornou possível ao policiamento chegar muito mais rápido às ocorrências, reduzindo consideravelmente os índices de criminalidade na cidade, deixando a violência catalana onde deve permanecer: no passado. Além disso, não poderia deixar de falar no nosso CREDEQ, a parceria que mais nos orgulha, pois devolve vida àqueles antes relegados à própria sorte, e esta é uma obra que nossos opositores classificaram como eleitoreira e que jamais sairia do papel... pobres coitados.

Se dirigindo à plateia, visivelmente impressionada, Marconi continuou:

- Para encerrar, quero aqui antecipar uma notícia que só daria logo mais a tarde em Goiânia: hoje eu e o vice-governador, José Eliton, assinaremos um protocolo de intenções com representantes de nove indústrias do ramo de alimentos, fabricação de ração e motores, dentre outros, que se instalarão em Goiás até o ano que vem, com investimentos de 625 milhões de reais e a geração de mais de 1500 empregos diretos e de 4000 indiretos, sendo que apenas cinco cidades receberão essas empresas - Palmeiras de Goiás, Ipameri, Itumbiara, Rialma e, é claro, Catalão, que, por sua localização geográfica privilegiada, mas, principalmente, por ter um prefeito parceiro, receberá a maioria das vagas de emprego e investimentos, diversificando ainda mais sua matriz industrial, afastando definitivamente o fantasma do desemprego. E, tudo isso, vejam vocês, em apenas dois anos e oito meses de nossa profícua parceria, imaginem o que não teríamos feito se Catalão não tivesse resistido tanto todos esses anos que passaram?! 

Nesse momento a plateia inteira, de pé, aplaudiu o Governador. Jardel se dirigiu a ele, visivelmente emocionado, e agradeceu as palavras e o apoio, o que Marconi simplesmente respondeu: "Não precisa me agradecer por nada, você sempre esteve certo e agora o povo de Catalão está vendo isso, você sem dúvida será lembrado como o maior prefeito que essa cidade já teve". 

Em seguida o Governador pediu desculpas, mas precisava se ausentar para chegar em Goiânia a tempo da assinatura do protocolo de intenções. Na saída, milhares de populares que acompanhavam seu discurso e esperavam do lado de fora do CDL também o aplaudiram, mas quando ele pegou o braço esquerdo de Jardel e levantou-o, apontando para ele com a outra mão e falando "Esse é o cara!" a ovação foi total. Parecia final de Copa do Mundo, nem quando o CRAC foi campeão goiano se viu tamanha festa e aprovação de um gestor. Marconi e Jardel entraram no veículo oficial e foram em direção ao aeroporto. Durante todo o trajeto foram acompanhados pela população que corria do lado de fora do veículo, aplaudindo e gritando palavras de aprovação. Ao passarem pelo Largo do Rosário, dentro do diretório regional do PMDB, o deputado Adib Elias olhava espantado o tamanho da festa e pensou consigo mesmo: "Realmente, o ano que vem vai ser difícil, o que posso propor para a cidade que seja melhor e mais produtivo que que essa parceria com o Governo de Goiás?!". 

Chegando ao aeroporto Jardel estranhou por não ver o avião particular que normalmente faz o transporte do Governador, mas logo Marconi o tranquilizou: "Jardel, hoje eu vou embora no voo comercial que está saindo daqui para Goiânia, o ducentésimo desde a inauguração oficial do aeroporto, em maio de 2014, a prova definitiva de que nossa parceria é produtiva e boa para Catalão e região, pois seus opositores falavam que o aeroporto só servia para ser inaugurado e reformado, e que jamais funcionaria comercialmente, eis então nossa resposta: o Governador usa o voo comercial da empresa que opera no aeroporto de Catalão!".

Quando o avião decolou e singrou os céus, Jardel teve certeza de ver lá dentro o seu parceiro, amigo, irmão, Governador de Goiás, sorrindo e fazendo um sinal de joinha com o polegar, apontando e dizendo "Você é o cara!" e pensou consigo: "Que sorte eu tive, de ter um parceiro como você". Lembrou-se que precisava chegar a Prefeitura ainda antes do meio dia, pois se comprometeu a assinar o decreto de aumento do salário do funcionalismo público municipal, o novo convênio com a Santa Casa, dobrando o número de médicos e atendimentos, e a discutir com o Presidente da Câmara, vereador Deusmar Barbosa (PSDB), a agenda legislativa da semana que vem. 

Ao entrar no veículo para voltar a Prefeitura Jardel não parava de pensar o quanto aquele dia foi feliz e produtivo. Pensava nas críticas que recebeu da oposição por colocar um retrato enorme do Governador em seu gabinete e que agora, diante de tantas obras e benefícios vindos da parceria dos dois, o que eles poderiam falar contra isso?! Um sorriso surgiu em seus lábios e lembrou que só uma coisa ainda o incomodava: um insistente e sonoro bip que teimava em ressoar em sua cabeça e ele não sabia de onde vinha. 

Eis que repentinamente ele despertou e constatou que tudo o que aconteceu nada mais foi que um sonho. Eram seis e meia da manhã e ele pensou em tuitar sobre tudo o que viu no reino de Morpheus, mas aí lembrou-se que era feriado e resolveu fechar novamente os olhos - "Vai que o sonho continua de onde parou?" - e voltou a dormir.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.