Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

22 de janeiro de 2016

Novidades no processo de transformação do campus da UFG Catalão em universidade federal autônoma

Com informações do site oficial da UFG:
Ministro da Educação reafirma a criação de duas novas universidades federais em Goiás

Em reunião realizada ontem (21/01), em Brasília, o Ministro da Educação (MEC), Aloísio Mercadante, reafirmou ao reitor da UFG, Orlando Amaral, e ao secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Edward Madureira, a decisão do MEC e da Presidência da República de encaminhar ao Congresso Nacional os projetos de lei criando duas novas universidades no Estado de Goiás: a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí. 
As minutas de projetos, nos quais constam o quantitativo de funções gratificadas e de cargos de servidores técnico-administrativos, estão em fase final de análise no MEC e, posteriormente, serão encaminhadas ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil. A expectativa é de que os projetos sejam encaminhados ao Congresso e analisados até o final de 2016. 

Sobre a importância de mais duas universidades federais em Goiás, o ministro ressaltou que: “Quanto mais próximo você está do local, melhor é para cuidar da universidade. E para o ganho na ciência, na tecnologia, na formação profissional, na pesquisa, o desenvolvimento regional. Porque isso traz impulso na parceria com as empresas, na atração de investimentos, na formação de recursos humanos. Então acho que é um projeto que vai ajudar muito no desenvolvimento do estado de Goiás”. 

O Ministro considera fundamental o envolvimento de todas forças políticas, especialmente dos parlamentares do Estado de Goiás, para que a tramitação e aprovação dos projetos aconteça da forma mais ágil possível no Congresso Nacional. Aloísio Mercadante colocou-se à disposição da UFG para dialogar com representantes da bancada de parlamentares de Goiás e auxiliar no que for necessário para a efetivação da criação destas duas universidades.

Por isso mesmo não custa lembrar como os parlamentares goianos, especialmente os da base aliada ao governador de Goiás, e o próprio, se comportam em relação ao Governo Federal: quando estão ganhando algo do qual podem se vangloriar são todo sorrisos, mas basta o interlocutor do governo federal virar as costas que a verdadeira face dos tucanos goianos se revela:




Se depender da lealdade e coerência dos tucanos para efetivar a criação das duas novas universidades federais em Goiás com certeza vamos esperar mais sessenta anos.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.