Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

23 de maio de 2016

Direção da UFG Catalão ocupada por estudantes


Manifesto do Ocupa Direção – UFG/RC

A educação pública encontra-se ameaçada. Diante da atual situação dos cortes de bolsas e tentativas frustradas de negociação com a Direção do campus, estamos ocupando o Bloco Administrativo da Regional Catalão por tempo indeterminado.

O direito a permanência estudantil foi conquistado com muita mobilização e luta. Em 2007 foi implementado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tornando as bolsas de assistência um dos mecanismos fundamentais para garantia da permanência d@s estudantes na universidade, dado que nos últimos anos houve um aumento significativo de graduand@s oriundos de outros estados e estudantes indígenas, quilombolas, LGBTs, negr@s e pobres.

A situação se agravou com o não atendimento da direção da Regional Catalão (anterior e atual) da demanda histórica do movimento estudantil pela construção da Casa do Estudante Universitário (CEU), e se tornou insustentável com a suspensão do edital de bolsas (PROCOM Nº 02/2016) que contemplou estudantes em situação emergencial por vulnerabilidade.

Nós estudantes da Regional Catalão construímos o movimento de Ocupação para exigir o atendimento das seguintes reinvindicações:

1) Construção da “Casa do Estudante Universitário” da Regional Catalão;

2) Revogação da suspensão do Edital PROCOM (Nº 02/2016) e pagamento das bolsas d@s estudantes contemplad@s no 2º resultado parcial das solicitações de Projeto Permanência e Moradia a partir do mês de maio;

3) Construção do Centro de Convivência na Regional Catalão.

Moraremos e conviveremos nesta Ocupação até que haja o reconhecimento de que @s estudantes não podem ser deixados à própria sorte. Resistiremos aqui até que seja respeitado nosso direito a educação.

Convocamos a comunidade acadêmica para construirmos juntos este momento histórico. Não daremos nenhum passo atrás na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos. 

NÃO TEM ARREGO, VAI TER MUITA LUTA!
 



 
Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.