Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

24 de agosto de 2016

Polícia Federal prende presidente do PSDB de Goiás e mira desvio de recursos federais ocorridos na Saneago

Muitas pessoas se perguntam o que foi feito da arrecadação de mais de 1 bilhão de reais que Catalão teve nos últimos três anos e meio, haja vista a ausência de obras estruturantes e o excesso de empréstimos milionários e venda de patrimônio público para conseguir pagar os salários em dia, mas eis que uma operação da Polícia Federal deflagrada hoje no Rio de Janeiro pode dar uma ideia do ocorrido. Com informações do jornal O Globo:
 
Os parceiros: Marconi, Jardel, Ana Sebba, Valéria Perillo e Afrêni Gonçalves (presidente do PSDB)

RIO - Uma força-tarefa da Polícia Federal e do Ministério Público deflagrou nesta quarta-feira “Operação Decantação” com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio de cerca de R$ 4,5 milhões em recursos federais a partir da empresa de saneamento público do estado de Goiás, a SANEAGO. Segundo o “Bom Dia Brasil” da TV GLOBO, na ação foram presos os presidentes do PSDB-GO, Afrêni Gonçalves, e da SANEAGO, José Taveira Rocha.

A operação, que contou com apoio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, evitou um prejuízo de quase R$ 7 milhões. Cerca de 300 policiais federais cumprem 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão na sede de empresas envolvidas e de um partido político, além de residências e outros endereços relacionados aos investigados.

As ordens judiciais foram cumpridas em Goiânia/GO, Aparecida de Goiânia/GO, Formosa/GO, Itumbiara/GO, São Paulo/SP e Florianópolis/SC. Também foi determinado o afastamento da função pública de oito servidores e a proibição de comunicação entre nove envolvidos. A PF identificou que dirigentes e colaboradores da empresa Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO promoveram licitações fraudulentas mediante a contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema criminoso.

Recursos públicos federais, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas. Outra forma de atuação da organização criminosa consistia no favorecimento pela consultoria contratada pela SANEAGO a empresas que participavam do conluio e que eram responsáveis, posteriormente, por doações eleitorais.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios.

O nome Decantação faz alusão a um dos processos de tratamento de água, em que ocorre a separação de elementos heterogêneos.

Lembrando que Catalão não está entre as cidades investigadas, justamente por não existir aqui uma Saneago, mas não foi por falta de tentativa, já que uma das primeiras "obras" de Jardel foi colocar placas da Saneago em Catalão: 


E essa é a "escola de administração" que Jardel segue, o "exemplo" e o "grande parceiro" de Catalão, que quer continuar por mais quatro anos...

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.