Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

30 de setembro de 2016

Cesar da PC: mais um mito que cai?


Até janeiro de 2013 existiam dois mitos muito consistentes em Catalão: o de que Jardel era um bom gestor público e, o segundo, que Cesar da PC era o cara que sabia ganhar as eleições em Catalão. Nos últimos quatro anos a realidade tratou de demolir o primeiro mito e a eleição de domingo pode terminar de ruir com o segundo.

Cesar surgiu politicamente Em Catalão nas eleições de 1996, apoiando a candidatura de Eurípedes Pereira, que foi vitoriosa. Depois, na eleição de 2000, apoiou João Éneas, que não ganhou, mas Cesar acabou eleito vereador. Durante a legislatura, mudou de lado e na eleição seguinte apoiou a candidatura à reeleição de Adib Elias, vencendo também aquele pleito no primeiro confronte direto contra Jardel Sebba. Em 2008 foi um dos coordenadores de campanha de Velomar, novamente contra Jardel, e novamente Cesar venceu. Em 2012 Cesar mudou de lado outra uma vez, se aliou novamente a Jardel, coordenou sua campanha no segundo confronto direto contra Adib Elias e, mais uma vez, venceu. 

Com todo esse retrospecto o mito se consolidou: Cesar era "O" cara, o sujeito que conhecia o eleitorado catalano e sabia o que fazer para vencer qualquer eleição disputada na cidade. Tamanha foi a gratidão de Jardel, após duas derrotas seguidas, que praticamente deu a Cesar as chaves e o comando da Prefeitura. Cesar se tornou o homem forte da gestão Jardel, o SuperSecretário, nada acontecia sem ele saber ou sem sua aprovação. O mito se tornava concreto


Mas aí veio a eleição para deputado estadual...

Nem mesmo Cesar pôde impedir a histórica derrota de Gustavo Sebba em Catalão, que mesmo sendo filho do prefeito, tendo a máquina da Prefeitura trabalhando em seu favor, a maioria dos vereadores pedindo votos, o Governo do Estado apoiando e uma campanha milionária amargou uma votação pífia na cidade

Após 18 anos de invencibilidade, o mito trincou.

E agora, em 2016, o mito do Cesar da PC como "O" cara das eleições catalanas pode ruir de vez, pois nem mesmo com sua experiência conseguiu encontrar a fórmula mágica para reverter a rejeição estratosférica de Jardel. Rejeição, aliás, que é em grande parte culpa do próprio Cesar, afinal sendo o SuperSecretário que acumulava várias pastas e em tudo mandava e de tudo sabia, também é dele a maior responsabilidade pelo fiasco que foi a gestão Jardel. E até mesmo na campanha Cesar está dando provas de falta de feeling eleitoral, pois a composição das chapas proporcionais foi feita com um amadorismo sem tamanho, colocando os 10 vereadores que apoiam Jardel em chapas fracas, com poucos candidatos e sem condição de atingir o quociente eleitoral para reeleger a todos. E a demolição do mito ganhou a marretada definitiva quando jagunços armados invadiram o comitê financeiro do PMDB e as imagens das câmeras de segurança flagraram-no como comandante da injustificável ação.



Se domingo as urnas confirmarem o que as pesquisas de intenção de votos, as rodas de boteco, as filas de banco e a maioria da população vêm falando desde o início do ano, Adib Elias tende a ser eleito prefeito com uma ampla diferença de votos, acabando de vez com o mito do Cesar da PC, que passará para a recente história política de Catalão não mais como um estrategista visionário, mas sim como um oportunista sortudo que sempre soube a hora certa de mudar de lado e que venceu todas as eleições que disputou porque sempre teve muito dinheiro e as condições favoráveis.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.