Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

2 de agosto de 2017

E o curso de Medicina em Catalão?


Muita gente está querendo saber se ontem, durante a audiência com o prefeito Adib Elias, Michel Temer assinou a liberação do curso de Medicina da UFG Catalão, haja vista o anúncio da autorização para abertura de 11 novos cursos em instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste.

A resposta é não, pelo simples fato de que o curso de Medicina da UFG Catalão JÁ está autorizado e os encaminhamentos para sua implantação encontram-se em fase final dento do Ministério da Educação (MEC). 

O curso foi designado para a cidade ainda em 2014 (conforme cópia da Ata de reunião abaixo), fruto especialmente da articulação política do ex-reitor Edward Madureira (novamente eleito este ano para o cargo) e do senhor Haley Margon Vaz (que já recebeu por seus esforços em favor da UFG o título de Doutor Honoris Causa). 

Ata de reunião da Diretoria de Desenvolvimento de Educação em Saúde, do MEC,
que autorizou o curso de Medicina para Catalão, datada de 26 de setembro de 2014

Em seguida o projeto foi discutido e aprovado nas instâncias superiores da universidade. O plano pedagógico foi encaminhado em março para MEC, assim como o diagnóstico que informa o andamento das ações locais para viabilização do curso. Nesse momento, a UFG aguarda a tramitação final do processo. 

A atual conjuntura econômica e politica acabou atrasando o processo e a previsão é que o curso inicie a primeira turma a partir de 2018, para que haja tempo hábil para realização de concurso público e inclusão do curso no próximo ENEM ou realizar um vestibular específico.

Registro do momento do recebimento da autorização em Catalão:
segurando o documento estão Haley Margon, Thiago Jabur e Edward Madureira

Do total de 60 vagas previstas para professores 20 já foram destinadas para o curso, restando apenas autorização do MEC para a realização de concurso público. O prédio que abrigará a coordenação do curso, salas de tutoria e o futuro laboratório de anatomia, construído no Câmpus II, já se encontra praticamente finalizado. O prédio já conta com rede de água e energia elétrica e o sinal de internet deverá ser disponibilizado para o prédio em breve. 

Até o momento, foram investidos cerca de 6 milhões de reais na construção do edifício e compra de equipamentos. Outro prédio que também será utilizado pelo curso já tem projeto aprovado, entretanto, ainda não há recursos para a construção.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.