Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

24 de novembro de 2017

CRAC Campeão: 50 anos (1967-2017)

Por José Pedro Júnior (Pidim) em seu blog


Quem viveu aquele momento em 25 de novembro de 1967 certamente não esquecerá jamais. CRAC campeão goiano de 1967 ao vencer por 1 X 0 o Atlético Goianiense no estádio Antônio Acyoli, com gol de Wagner, e a cidade de Catalão e as da região sudeste se uniram em uma festa que durou muitos dias. Foi uma alegria numa das maiores manifestações populares da história de Catalão. Os jogadores foram recebidos em Goiandira e uma carreata saiu da vizinha cidade e percorreu as ruas de Catalão.

Naquela época o futebol era mantido apenas com as rendas dos jogos e de promoções que a diretoria do clube realizava. Os atletas ganhavam pouco, mas tinham o orgulho de defender o clube catalano. Jogavam por amor ao esporte e a cidade que os acolheu tão bem. Muitos moravam em residências particulares como na casa de diretores como João Cardoso de Carvalho, Totonho Rodovalho, Matilde Margon e outras. Era uma família. Restante dos atletas ficava numa humilde concentração nos fundos do salão social do CRAC.

O CRAC teve muitos jogadores da própria cidade como Silvio Salomão Macaúba, Roldemar (Dema), Zé Tavares, Mané Grosso, Edir Scagliarini (mineiro adotado que trabalhava no BB), Hozana (Goiandira) e muitos juvenis que apesar de não terem atuado compunham o elenco, como Cão, Picolé, Pilé, Ademir Aires, Tomate, Nauro Dias, Maurício Rabelo, Jair Vicente, João Cézar, e muitos outros.

A dedicação e união da diretoria e colaboradores foi o ponto fundamental para esse sucesso. Ênio Paschoal (presidente), Silvio Paschoal, João Eneas Bretas Netto, João Cardoso de Carvalho, Esoly Coutinho Carísio, Osmar Pimenta Carneiro, Osires Pimentel Ulhoa, Antônio Rodovalho, Pedro Ferreira Goulart, Haley Margon, Leovil Evangelista da Fonseca e muitos outros tiveram participações muito significativas.

Antes apenas uma cidade do interior (Anápolis em 1965) havia conquistado um título. Em toda a história somente as cidades do interior como Catalão (com dois títulos 1967 e 2004), Anápolis (1966), Goiatuba (1990) e Itumbiara (2008) tiveram essa conquista.

Para lembrar um pouco dessa história, o comunicador Návio Leão produziu um filme que será apresentado após uma sessão solene na Câmara de Vereadores, dia 24 de novembro, às 19h. O lançamento do filme será numa parceria com a Fundação Cultural Maria das Dores Campos, cuja diretora Patrícia Castro pretende fazer um evento a altura da imensa torcida do mais querido do interior de Goiás. Será sem dúvida momento de muita emoção para os torcedores do mais querido do interior goiano.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.