Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

21 de novembro de 2017

Dia importante na UFG Catalão

Haverá hoje na UFG Catalão um importante momento para a definição dos rumos que o câmpus, e consequentemente a cidade de Catalão, tomará nos próximos quatro anos no que se refere à política de Ensino Superior e consolidação da cidade como polo educacional do sudeste goiano.

A partir das 19:30h, no auditório Paulo de Bastos Perillo, se inicia o debate entre os candidatos a Direção do Câmpus Catalão para o período 2018/2022 e a importância do fato se deve justamente ao momento pelo qual passa a Universidade Pública no Brasil, de corte de recursos e necessidade de manter sua autonomia fazendo parcerias com a iniciativa privada, e em especial o câmpus Catalão, que se preparara para iniciar a primeira turma do curso de Medicina no segundo semestre do ano que vem, algo muito aguardado desde o anúncio do processo de instalação, nos idos de 2014 ainda.

Outro fato que merece destaque nesse momento é o processo de transformação do Câmpus Catalão em Universidade autônoma, a UFCAT, que deverá ser conduzido pela próxima gestão, que poderá exercer influência positiva ou negativa no processo, de forma que ajudará a "dar a cara" para a instituição que nascerá deste processo.

Por isso é importante não só para a comunidade acadêmica, mas também para toda a população catalana, conhecer as chapas candidatas e o que propõem para o Câmpus Catalão nos próximos quatro anos:

Chapa 1: Roselma Lucchese (Diretora) e Cláudio Maia (Vice)


Roselma Lucchese é Professora Associada II da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, local em que atua há 9 anos. É graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1988), Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela USP (2000) e Doutora em Enfermagem pela mesma Universidade (2005). Na Regional Catalão desenvolve atividades de Ensino, é orientadora de Iniciação Científica e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Mestrado Profissional em Gestão Organizacional, tendo já exercido funções administrativas como Coordenação do Curso de Enfermagem; Coordenação da Pesquisa e Pós-Graduação da Regional Catalão; membro da Comissão de Avaliação Docente (CAD); membro da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da Regional e o Comitê de Integridade Acadêmica (CIA). Cláudio Lopes Maia é Professor Associado I da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, local em que atua há 23 anos. É graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992), Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2000), Doutor em História pela mesma instituição (2008) e Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atua na Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em História, vinculados à Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais, Regional Catalão, e no Mestrado em Direito Agrário, na Faculdade de Direito, Regional Goiânia, tendo também já exercido atividades administrativas como Coordenador do Curso de História, Vice-Direitor da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais, Vice-Coordenador do Mestrado Profissional de História e do Mestrado em Direito, Coordenador do Programa de Extensão Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA/INCRA.

Chapa 2: Élida Silva (Diretora) e Adriana Neves (Vice)


Élida é professora na Regional Catalão/UFG desde 1998. Já atuou em diversos projetos de pesquisa e extensão que contribuiu na formação acadêmica de alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, desempenhou diversas funções administrativas, tais como: coordenadora do curso de Matemática (2001-2003), Chefe do Departamento de Matemática (2009-2013), Coordenadora do Mestrado PROFMAT (2012-2017) e Coordenadora de Administração e Finanças da Regional Catalão/UFG (2014-2017). Atuou em diversas comissões importantes para o crescimento da Regional Catalão/UFG, dentre elas: Comissão Permanente do Orçamento do Campus Catalão (2010-2013), Comissão de Atualização do Estatuto e Regimento Geral da UFG (2014), Comissão de Elaboração da Estrutura Acadêmica e Administrativa da Regional Catalão/UFG (2014-2015) e Comissão de Elaboração de Estudos Relativos à Infraestrutura, Recursos Humanos e Estrutura Administrativa das Regionais da UFG (2014-2016). Além disso, desde 2015, atua como membro efetivo do Conselho de Curadores da UFG. Adriana atua, desde 2009, como professora na Regional Catalão/UFG. Em sua trajetória na Regional Catalão/UFG coordenou importantes projetos de pesquisa e de extensão com financiamento. Foi Coordenadora de Estágio do Curso de Ciências Biológicas (2011), Membro da Comissão Permanente de Orçamento do Campus Catalão (2012-2013) e Coordenadora de Pesquisa da Regional Catalão/UFG (2014-2015). Além disso, assessora continuamente a Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Regional Catalão/UFG, desde 2015, em: ações para o fortalecimento da Regional Catalão/UFG em editais nacionais importantes para o fortalecimento da pesquisa, ações de formação em iniciação científica e ética na pesquisa, estruturação e implementação do Comitê de Ética em Pesquisa da Regional Catalão/UFG.

Chapa 3: Marco Paulo (Diretor) e Geraldo Sadoyama (Vice)


Marco Paulo possui graduação em Engenharia Elétrica (2001) e mestrado em Engenharia Mecânica (2004), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em Ciências Mecânicas (2013) pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, com ênfase em Automação e Controle. Atua principalmente nos seguintes temas: automação de máquinas e processos, aquisição de dados, máquinas-ferramenta, processos de fabricação, sistemas de controle, projeto do produto e usinagem de ultraprecisão. Desde 2014 ocupa a chefia da Faculdade de Engenharia da UFG Catalão. Geraldo possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Goiás, Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia(IBiotec). Foi Coordenador do Curso de Biotecnologia/IPTSP/UFG/Goiânia. Atua na graduação, nos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e Bacharelado) e Enfermagem. É Sub-coordenador e Professor permanente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da UFG/Regional Catalão.

O que o câmpus Catalão, o curso de Medicina e a futura UFCAT serão passará pela gestão de uma dessas chapas. Em tempos de falta de recursos, intolerância, polarização político/ideológica e outros problemas convém conhecer os candidatos e saber o que pensam, sobre o câmpus e sobre a cidade, para os próximos quatro anos, pois vai impactar diretamente na sociedade catalana.

Minha preferência é sempre por uma gestão mais humana do que técnica, pois aprender a trabalhar todo mundo pode, mas para aprender a ser humano só reencarnando.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.