Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

28 de abril de 2013

Revista denuncia rede de espionagem em Goiás

Matéria de capa da revista Carta Capital dessa semana, edição 746, denuncia um esquema de espionagem “desenhado e comandado de gabinetes do Palácio das Esmeraldas” e tem provocado alvoroço nos bastidores do governo de Goiás. De acordo com a reportagem, pessoas ligadas ao governador Marconi Perillo (PSDB) seriam responsáveis por contratar um hacker – de codinome Mr. Magoo - para grampear telefones e invadir perfis de aliados e adversários do tucano. Outra atribuição sua seria a criação de dezenas perfis falsos em redes sociais para defender Marconi e atacar seus desafetos.

Os articulistas do esquema seriam os radialistas Eni Aquino e Luiz Gama, contatos do Mr. Magoo; o Secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso, e o ex-chefe da Agecom, José Bittencourt, responsáveis pelos pagamentos do hacker. Ele receberia entre R$ 500 e R$ 7 mil de acordo com a complexidade do serviço e a importância do alvo.

Entre as vítimas da espionagem estavam o vice-presidente do PRP, Gercyley Batista; o administrador da Rede Fonte de Comunicação, César Augusto de Sousa; o deputado estadual Fábio Sousa (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB). Entre os aliados do governador, teriam sido grampeados os telefones do deputado estadual Túlio Isac e do vice-presidente do PHS e assessor de Marconi Elaino Garcia. Mais de 20 pessoas tiveram sua privacidade invadida pelo hacker entre 2011 e 2012.

A revista aponta que Marconi preferiu não conceder entrevista e escalou o chefe de gabinete João Furtado para rebater as acusações. Segundo ele, os radialistas não são ligados ao governo de Goiás e nem receberam ordens de Marconi para arquitetar o esquema. “Se o fizeram foi por conta própria”, disse. CartaCapital, no entanto, afirma que as mensagens obtidas pela publicação são “claras quanto à origem das solicitações”.

Lembrando que o Mamede já vinha denunciando ataques de hackers em seu blog, terá sido o Mr. Magoo?
 
Confira abaixo a íntegra da reportagem "De Marconi Perillo a Mister Magoo", em links do Jornal Opção:

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.