Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

19 de maio de 2013

Catalão: oásis do emprego



Algumas afirmações que nos acostumamos a ouvir ultimamente: Catalão é a terra do emprego; Só quem quer fica sem trabalhar em nossa cidade; Quer vir para Catalão? Pode vir pra Catalão, que aqui tem trabalho.

Não deixam de ser verídicas as afirmações, pois todos os dias o Sine, Sime e a Captura RH divulgam novas oportunidades de trabalho para os mais diversos ramos de atividade, e quem é patrão sabe a a labuta que é segurar um bom funcionário no serviço, tamanho é o assédio as empresas rivais ao profissional competente, daí a enorme rotatividade de pessoal nas pequenas e médias empresas catalanas. Essa disputa é ótima, pois resulta em melhores salários e em qualidade de vida para a população, que ganhando mais consome mais, gerando um ciclo virtuoso na economia municipal.

E por isso mesmo causa estranheza a enorme deficiência de mão-de-obra em alguns setores, em especial da construção civil e do comércio. Quem precisou de um prestador de serviço para pequenas obras sabe o quanto demora ser atendido e o mesmo pode ser dito do comércio, com vendedores despreparados e que parecem odiar o ofício e o freguês. E o problema não é salário, pois tanto quem trabalha na construção ou no comércio tem bons ganhos, o que falta é justamente preparo e qualificação.

E isso não deveria ocorrer, pois temos vários centros de formação de mão-de-obra (Senai, Senac, Cepac), além dos cursos promovidos pela Acic/CDL e pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, o problema é justamente o foco dos cursos, voltados em sua maioria para a industria. É importante sim ter gente capacitada para ocupar as vagas nas montadoras e nas mineradoras de nossa cidade, mas garantir a formação de bons pedreiros e vendedores também é, pois o comércio e o setor de prestação de serviços ainda são os maiores empregadores em nossa cidade, além de ser os mais procurados e que sofrem com a falta de trabalhadores qualificados. 

Investir em quem vai trabalhar nesses setores é garantir que o dinheiro produzido em Catalão circule na nossa economia, pois quem é mal atendido no comércio e está a 100 km de Uberlândia vai gastar lá o seu dinheiro, só para ser melhor atendido, assim como aquele que não pode esperar pelo pedreiro ou encanador vai solicitar serviço em outra cidade e pagar mais caro só para não ter que esperar.

Catalão pode até ser a terra do emprego, por isso tanta gente está vindo para cá, mas se não começarmos a qualificar e capacitar logo para os setores de prestação de serviço corremos o risco do dinheiro de nossa pujante economia abastecer as cidades vizinhas e nos tornarmos a terra dos desempregados, pois tudo é ciclo e se o que é produzido na industria não encontra no comércio local o seu destino vai encontrar em outro lugar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.