Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

30 de setembro de 2013

Apagando memórias desagradáveis

Essa eu vi no Estúdio i Ciência e Saúde, da Globo News:


Muita gente gostaria de apagar memórias desagradáveis, fazer sumir um trauma ou um momento muito angustiante. Um estudo da Scripps Institute, uma grande instituição de pesquisa americana, mostrou que isso é possível.

De acordo com o comentarista de Saúde do Estúdio i, Luis Fernando Correia, a pesquisa pode trazer alívio para pacientes em crise de abstinência e com estresse pós-traumático. "O estudo mostra que para usuários de drogas que sofrem crise de abstinência e soldados que voltam da guerra com síndrome do estresse pós-traumático certas situações podem causar uma ruptura da vida normal. Um cheiro, um barulho ou uma imagem podem trazer de volta situações angustiantes", explica.

Luis Fernando ressalta que a pesquisa foi feita se mostrou bem-sucedida com animais. "Eles trabalharam com animais de laboratório em que as situações de estresse eram simuladas. Na hora em que o cérebro do animal formaria aquela memória, eles intervieram com medicamentos, e os animais que não receberam esse tratamento mostraram um comportamento de estresse pós-traumático do humano, e os que passavam pelo tratamento não mostravam", completa.

O tratamento para apagar memórias desagradáveis em seres humanos já existe e está em fase de testes, inclusive já tem voluntários de Catalão na fila para se submeter aos procedimentos e apagar da mente algumas memórias ruins, como retratado na charge abaixo:


Gostou? Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.