Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

26 de setembro de 2013

Operação Miqueias: Catalão está entre as cidades investigadas e é destaque no Cidade Alerta


Desbaratada na última semana pela Operação Miqueias, da Polícia Federal, a quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro e desvio de recursos de fundos de pensão municipais utilizou prostitutas para cooptar prefeitos e gestores para o esquema. Segundo a Folha de São Paulo, algumas das “pastinhas” – como são descritas as mulheres em relatório da PF – eram ligadas à Jeany Mary Corner, famosa por organizar festas em Brasília e suspeita de agenciar garotas. Ela ficou conhecida no meio político após se transformar em um dos pivôs do escândalo que derrubou Antônio Palocci do Ministério da Fazenda durante o primeiro governo Lula. Investigadores da Polícia Federal relataram que as “pastinhas” procuravam políticos, ofereciam “um uísque” e uma ida a locais mais aconchegantes para, em seguida, apresentá-los a lobistas e chefes da quadrilha, especializada em oferecer vantagens indevidas a prefeitos e gestores de fundos de previdência municipais para garantir aplicações em investimentos arriscados e de rendimento duvidoso. Caso a negociação desse certo, as mulheres recebiam uma porcentagem sobre o contrato fechado.

Terça-feira escrevi que ainda não havia nada que indicasse que Catalão estaria envolvida no esquema, no entanto, na mesma terça à noite, o programa Cidade Alerta, da TV Record,  apresentado pelo polêmico jornalista Marcelo Resende, exibiu uma reportagem de 15 minutos sobre a prisão da "musa do crime", a bela Luciene Hoepers, apontada como a principal intermediária entre os políticos aliciados e as "pastinhas" e não há de ver que surge lá a informação de que Catalão estaria na mira da quadrilha?! Segue abaixo a reportagem inteira, mas quem não quiser ver tudo, somente a menção à Catalão, pode avançar até 11 minutos e 18 segundos do vídeo que sai em cima:


Como fica claro na reportagem, a gravação que falava da abordagem ao prefeito de Catalão foi feita dia 16 de maio, ou seja, quem seria abordado é o nosso atual prefeito. Nada indica que a quadrilha conseguiu seu intento, nem que Samuel Belchior, deputado do PMDB (?) suspeito de ser o braço político mais forte da sexy lobista, tenha conseguido agendar um encontro da mesma com Jardel, mas estavam trabalhando duro para isso, como noticiou o jornal O Popular de terça-feira:

Reportagem de O Popular, confirmando o contato de sobrinho do atual prefeito de Catalão com as "pastinhas"










































Jamil e Luciane: encontro marcado por intermédio de Samuel Belchior - esse é amigo mesmo!
O assunto ainda vai dar muito pano para manga. Além do envolvimento do sobrinho do atual prefeito surgiram suspeições de que as pastinhas já poderiam estar atuando em Catalão há vários anos, pois o Ipasc (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Catalão), ainda na gestão de Velomar, retirou dinheiro de aplicações no Banco do Brasil e transferiu para os fundos Adinvest, Vitória Régia, Atico Florestal e Atico Imobiliário – fundos repletos de papéis podres, que aparentemente foram criados exclusivamente para receber investimentos, sem retorno garantido. Tal movimentação atípica fez Catalão constar no relatório preliminar do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, divulgado ontem (24/09), que identificou indícios de fraude em fundos de previdência de 11 município goianos, conforme quadro abaixo:

Adinvest, Ático e Vitória Régia estão presentes em várias prefeituras investigadas, coincidência?
Embora o fogo esteja concentrado em Samuel Belchior e no PMDB, pela abrangência da organização e alcance das "pastinhas" (em especial  Luciene Hoepers), não duvidemos que, assim como foi no caso Cachoeira, o buraco ser muito maior e envolver muito mais gente. 

Uma pequena prova disso é a publicação no site Goias 24 horas da reunião do Conselho Municipal de Previdência de Catalão que autorizou a transferência de recursos do Ipasc para os fundos problemáticos (para quem não sabe, o Goias 24 horas é mantido pelo escritor Cristiano Silva, mais conhecido em Catalão por ser o autor do livro da Operação Ouro Negro). 

O site e é claramente pró-Marconi e anti-PMDB, isso fica claro nos posts, mas há também uma especial atenção por Catalão, não há um dia sequer que não saia uma notinha sobre nossa cidade (ganha do Jornal Opção) e desde que a Operação Miqueias estourou várias foram as publicações envolvendo o Ipasc e o ex-prefeito Velomar. Sobre a reunião do Conselho o site noticiou que: 
"...a reunião foi presidida por um vereador do PMDB, com ata também assinada por Fábio Netto Lorenzi (representante da prefeitura), Agnaldo Pires Monteiro (representante dos segurados ativos) e Osvair Inácio de Carvalho (representante dos inativos)...
Vejam só: o nome dos responsáveis pelas transferências foram todos citados, certo? Mas então QUEM é o vereador do PMDB que presidiu a reunião? Porque o nome de todos os bois foram dados, menos o do tal vereador? Será que é alguém que hoje faz parte da base aliada do prefeito Jardel e teve seu nome preservado? E porque o Goias 24 horas não soltou uma linha sequer sobre a participação de Jamil Sebba no esquema comandado por Belchior e sobre o assédio da quadrilha ao atual prefeito de Catalão?

Aguardemos os próximos e picantes capítulos. Os rabos vão todos aparecer (alguns nus) e com certeza vão estar presos uns nos outros.

Gostou? Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.