Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

19 de outubro de 2013

100 anos de Vinícius de Moraes

Em 19 de outubro de 1913, o Brasil ganhava aquele que seria um dos nomes mais importantes da música e da poesia no País. Há exatos cem anos, nascia no Rio de Janeiro Vinicius de Moraes, o Poetinha.

Parceiro de nomes como Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto e Chico Buarque e autor de obras como Garota de Ipanema, A Arca de Noé e Tarde em Itapoã, o legado deixado pelo poeta é até hoje — mais de 30 anos após sua morte — uma das referências do Brasil para o mundo.

Ele também escreveu a peça Orfeu da Conceição e adaptou sua obra para o cinema, com direção do cineasta e escritor francês Marcel Camus, que filmou a obra no Rio de Janeiro. O longa ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1959.

Foi, ainda, diplomata e aposentou-se compulsoriamente pelo governo militar. Casou-se nove vezes e era considerado uma figura apaixonante.

Abaixo uma singela homenagem ao Poetinha que, onde quer que esteja, continua compondo belas melodias com base naquilo que é destaque em nosso país...


Gostou? Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.