Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

22 de outubro de 2013

"Não é privatização, é concessão!"

“Esqueçam o que escrevi”, teria dito o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso antes de chegar à Presidência da República em 1994. Mais tarde o tucano negou que dissera a frase.

Vinte anos depois, a presidente Dilma Rousseff segue a mesma pegada ao imitar o tucano: “esqueçam o que falei”. Talvez no futuro também venha negar a frase.

Na campanha eleitoral de 2010, Dilma foi à tv (vídeo abaixo) prometer que não privatizaria o pré-sal da Petrobrás. Mais: disse que seria um crime vender as riquezas naturais brasileiras.


Pois bem, Dilma resolveu repetir a máxima tucana e esquecer o que falou no passado e ontem (21/10) privatizou o pré-sal e o entregou à Shell e Total (americanas), CNOOC e CNPC (chinesas) e Petrobrás (majoritária, com 40% - em tempo: como pode ser majoritária se 60% é de propriedade de estrangeiros?). Logo após o leilão, e da repercussão negativa da maneira como ocorreu (sob forte e ostensivo aparato do Exército, Marinha, Força Nacional de Segurança e da PM do Rio de Janeiro) a presidente foi à tv (vídeo abaixo), em cadeia nacional, dizer que não se tratou de privatização do pré-sal, mas sim de concessão.


E para aqueles que acham que palavra de político vai e volta mais do que azeitona em boca de banguela, que o pedido de desculpas do Leonardo Bueno ao Governador Marconi e esse episódio da Dilma eram o cúmulo da falta de convicções da classe política, compartilho abaixo um cartaz da campanha de Lula em 1994, que visto hoje comprova que, em política, firmeza de palavra é algo bem relativo...


Gostou? Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.