Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

31 de dezembro de 2013

Retrospectiva: O que o mundo pesquisou em 2013 no Google

Os termos mais buscados no Google, em 2013
O Google divulgou a sua lista mais esperada do ano: o termo mais buscado de 2013 no mundo todo foi Nelson Mandela, ex-presidente da Africa do Sul, seguido do ator Paul Walker e de hits da tecnologia com o iPhone 5s e Galaxy S4. No Brasil, o destaque é dos programas de TV como o BBB e novelas.

As informações foram publicadas no já tradicional site “Google Zeitgeist” que traz a retrospectiva do ano do buscador com os assuntos mais populares na plataforma. 

Neste ano de 2013, o Google Zeitgeist conta com as cem principais pesquisas em um painel de fotos, uma retrospectiva do Google Trends dividida por categorias e um link que permite "explorar o globo" em uma mapa 3D e ver quais foram os termos mais pesquisados por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil. O levantamento foi feito com 72 países e mostra dados locais para cada um deles.

A maior tendência de buscas de 2013 foi um símbolo internacional de força e paz: Nelson Mandela. Segundo o Google, a pesquisa global sobre o ex-presidente da África do Sul já estava alta neste ano, mesmo antes de sua morte. No último dia 5 de dezembro, data do falecimento de "Madiba" aos 95 anos, o mundo voltou-se para o Google para saber mais sobre seu legado e homenagens recebidas.

A morte precoce dos atores Paul Walker (Velozes e Furiosos) e Cory Monteith (Glee) também marcou as buscas, assim como a tragédia na Maratona de Boston. Outros momentos alegres do ano também se mostram presentes como a mania do Harlem Shake, o nascimento do bebê real britânico e lançamentos de produtos tecnológicos como iPhone 5s, Galaxy S4 e PlayStation 4.

Top 10 global de termos mais buscados no Google:

1) Nelson Mandela 
2) Paul Walker 
3) iPhone 5s 
4) Cory Monteith 
5) Harlem Shake 
6) Maratona de Boston 
7) Bebê Real
8) Samsung Galaxy S4 
9) PlayStation 4 
10) Coreia do Norte

No Brasil, o top 10 de pesquisas em 2013 tem o Big Brother Brasil 13, programa da TV Globo, no topo, seguido de outros programas de TV populares como as novelas Salve Jorge e Amor à Vida e notícias importantes como o caso Telexfree, o Enem 2014 e a morte do MC Daleste.

Top 10 Brasil de termos mais buscados no Google:

1) BBB 13
2) Telexfree
3) Salve Jorge
4) Enem 2013
5) MC Daleste
6) A Fazenda
7) Pronatec
8) Amor à Vida
9) PEC 37
10) BBom

Momentos que marcaram o Brasil em 2013, segundo o Google:

1) Rock in Rio
2) Carnaval 2013
3) Tragédia de Santa Maria
4) Escolha do Novo Papa
5) Oscar 2013
6) Concursos Públicos 2013
7) Meteoro na Rússia
8) Jornada Mundial da Juventude
9) Manifestações
10) Páscoa

O Google também produziu um vídeo muito joia com imagens marcantes do ano de 2013 em que inclui o Papa Francisco, protestos no mundo todo, eventos esportivos e artísticos, além de notícias que se tornaram destaque durante o ano. Relembre os últimos 12 meses (clique em "CC" e coloque as legendas em português):


Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.