Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

17 de junho de 2015

O que eu vi na sessão da Câmara...


A pauta nem era o projeto de privatização da SAE e o auditório ficou lotado, mesmo com o ridículo ato de recolhimento de documentos de identidade para suposto "controle de quem entra na casa". Ora, identificar-se para ter acesso a qualquer órgão público não é nada demais, perfeitamente compreensível, o que não dá para entender é a necessidade de fazer cópias dos documentos. Pra quê isso? Será que é pra ir pra boca do sapo ou outra finalidade? Ficou parecendo intimidação, que felizmente a população não aceitou e novamente compareceu em peso, representando os mais diversos segmentos da sociedade num grito unânime: SOMOS CONTRA O PROJETO DE CONCESSÃO DA SAE!!!

A partir daí o que se viu foi um show da plateia que não poupou o primeiro secretário, Aurélio Macedo, impiedosamente  massacrado por palavras de ordem, xingamentos e vaias durante toda a leitura da LDO de 2016. Parecia até jogo do CRAC contra o Goiás, tamanha a afinação e sincronismos dos presentes. Ao final de leitura do projeto o presidente da Casa, Juarez Rodovalho, passou a palavra aos vereadores que quisessem se manifestar, e aí foi outro show.

Os sete vereadores da oposição se manifestaram primeiro e cada um que fazia uso da palavra era ovacionado pela plateia. Vanderval,  Gilmar, Jurandir, Deusmar, Daniel, Sargento Anísio e Paulinho fizeram discursos diferentes, mas tiveram em comum dois pontos: a descrença com a atual gestão da Prefeitura e a preocupação com o projeto de venda da SAE. Apontaram descumprimento de promessas de campanha, incompetência no trato com o dinheiro público, falta de dialogo com a comunidade e distância do prefeito com a realidade, que insiste em um projeto rejeitado por 10 entre 10 catalanos que se manifestam sobre o tema. Algumas expressões ditas pelos edis merecem destaque: prefeito do nariz platinado, prefeito demente, prefeito incompetente, prefeito louco, prefeito corrupto. Ao final o Sargento Anísio conclamou os colegas vereadores da base aliada ao prefeito que se libertassem de suas algemas e ouvissem a comunidade que representam. Depois de tanto xingamento, denúncias e apontamentos contra o prefeito feitos pela oposição sabem o que aconteceu? Nada!

Os vereadores da situação sequer se moveram em suas cadeiras. Entraram mudos e saíram calados, nem se deram ao trabalho de defender o prefeito ou mesmo se defenderem. Numa clara demonstração de desprezo com a opinião pública, sem uma única contestação, manifestação de apoio ou defesa, a LDO foi aprovada com sete votos contrários e dez favoráveis, que simplesmente permaneceram como estavam.

E isso é o que eu vi na sessão da Câmara de Vereadores: uma luta inglória, que a comunidade vai travar, mas está fadada a perder, simplesmente porque a maioria dos edis "permanecem como estão" e aprovam tudo o que o prefeito mais irresponsável da história de Catalão encaminha para a Casa, sem discussão ou defesa, numa gigantesca prova de desprezo com a sociedade que dizem representar. 

Se fazem isso por acreditarem no projeto, como diz o Jardel, ou por vultosos depósitos do vil metal nos bolsos de cada um (cerca de 1 milhão por voto, dizem por aí) jamais saberemos ao certo, mas a luta só termina quando o lutador morre e nesse caso a sociedade precisa manter a pressão, pois se existe algo que político respeita (mais do que dinheiro) é a possibilidade de não reeleição e disso os vereadores da base do prefeito têm mais provas a cada dia, podendo ser a única coisa que façam com que levantem da cadeira e rejeitem o projeto de venda da SAE.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.