Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

21 de agosto de 2015

Dr. Abadio foi vitima de "fogo amigo"?


Muito tem se especulado sobre os possíveis motivos da demissão do Dr. Abadio da Secretaria Municipal de Saúde, sendo o motivo mais apontado, em especial nas redes sociais e em uma matéria do Portal Catalão, a matéria publicada pelo jornal Dito e Feito, no dia 19/08 (um dia antes da inauguração da UBS no Evelina Nour). 

A matéria, apontada por aqueles que gostam de analisar a política catalana como "fogo amigo" - expressão utilizada militarmente quando algum ataque ou bombardeio atinge as próprias tropas ou as tropas aliadas - foi a justificativa dada pelo próprio Dr. Abadio para explicar seu abandono da pasta, o que de toda forma, segundo ele, ocorreria no final do ano. 

Não se pode negar que a matéria, veiculada por um veículo de comunicação aliado à gestão municipal, possa ter provocado um desgaste na relação entre o (agora) ex-secretário e o prefeito, mas desde dezembro Dr. Abadio suportou calado o fardo de ser apontado como parte da situação calamitosa pela qual passa a Saúde catalana e agora, após sua demissão, vai assumir a pecha de ser o principal culpado pelas mazelas, isentando o prefeito de qualquer responsabilidade como diz a manchete do Dito e Feito?

Para quem não leu, publico na íntegra o texto:
 
A Culpa não é do Jardel

Boa parte da população de Catalão tem reclamado do sistema de saúde de Catalão. E com justa razão. Nos postos de saúde, no Centro de Pediatria e até no Materno Infantil falta materiais básicos. E isso é inadmissível, pois, a prefeitura tem repassado para a secretaria de Saúde mais que os 15% exigidos por lei. Eu disse mais que 15% da arrecadação do município. Portanto, não é falta de dinheiro.

Então qual a explicação para a situação caótica da saúde do município? A explicação, que muita gente não sabe, é que está faltando eficiência na gestão da secretaria de Saúde, comandada hoje por Dr. Abadio. Estranhamente, quando foi convidado por Jardel para assumir o cargo, Abadio fez uma exigência: que sua equipe fosse formada por ele mesmo. Jardel aceitou e disse que só cobraria resultado dessa equipe.

Mais estranho ainda, é que os principais cargos da secretaria de Saúde são ocupados por adversários políticos de Jardel. Pior: eles não entendem nada de saúde pública. Então, está aí a explicação para a profunda deficiência do setor da saúde de Catalão. Por ser o responsável por toda administração pública de Catalão, Jardel poderia demitir o secretário, que não está correspondendo às expectativas, mas talvez pela amizade e a elevada consideração que tem por Dr. Abadio, Jardel fica numa situação incômoda. Nesse caso, melhor seria se Abadio admitisse que não está dando conta do recado e pedisse pra sair. Seria a melhor solução.

Foi fogo amigo? Sem dúvida, mas qualquer ataque, mesmo o "acidental", é ordenado por um comandante e, às vezes, mesmo o fogo amigo não é tão acidental assim, conforme definição do dicionário:

Ataque feito por amigos, colegas ou aliados. Expressão utilizada em guerras quando algum ataque ou bombardeio atinge as próprias tropas ou as tropas aliadas, normalmente por erro de cálculo ou de interpretação. Diz-se, também, de atitudes de traição.


Antônio Paulino, responsável pelo Dito e Feito, não morre de amores por Jardel, mas é aliado de Marconi e precisa fazer o jogo do PSDB em Catalão, o que significa defender o indefensável e mandar os recados (para a oposição e para os aliados) que Jardel não pode enviar diretamente (nem por meio de seus mais próximos asseclas) justamente para evitar maiores desgastes. Daí o motivo do Dito e Feito ter a "exclusividade" de noticiar a rejeição do Secretário de Saúde e lhe dar o tiro de misericórdia sugerindo que a melhor solução seria que Abadio pedisse demissão, assumindo sua incompetência e isentando o prefeito.

Ao atingido Dr. Abadio restam duas opções: resignar-se e deixar queimar o resto de sua reputação como gestor (como fez o Adenilson Lima) assumindo a pecha de incompetente, ou atacar de volta e mostrar à população de Catalão que a manchete do Dito e Feito para ficar correta tem que suprimir o "não" do título.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.